Liliane Rose Christ
Liliane Rose Christ
Editora de conteúdo

Miopia: entenda o que é e como tratar

  • 05.06 miopia

    A miopia é um defeito de visão que faz com que a visão de longe fique embaçada, mas a de perto, clara. Nesse problema, o foco da imagem de um objeto distante é formado na frente da retina, por isso, a visão à distância fica comprometida. Entretanto, como a visão de perto é extremamente clara, os míopes podem ler tranquilamente sem óculos. Normalmente, o “ponto distante” (o ponto mais afastado que o olho é capaz de enxergar) está no infinito, porém para o míope, este ponto fica a aproximadamente 5 metros. =/

     

    Causas da miopia

    A miopia é principalmente genética, ou seja, é mais provável ser míope se houver alguém com o mesmo problema na família. Para uma criança cujo pai é míope a probabilidade de desenvolver miopia é de pouco mais de 30%, mas esse número vai para 50% se ambos os pais são míopes. Esses gens danadinhos!

    Numerosos estudos têm mostrado uma relação entre o desenvolvimento da miopia e o uso da visão de perto. Na verdade, entre as pessoas que passam muito tempo lendo, assistindo televisão ou frente a tela do computador, focando objetos próximos, a miopia é mais frequente e proporcional ao tempo gasto nessas atividades. Então fique atento!

    Além disso, o aparecimento de catarata pode causar o aumento do índice de refração e trazer miopia. E a deformação da córnea (ceratocone) também.

     

    Como tratar

    O princípio básico para a correção da miopia é redirecionar a imagem de objetos distantes na retina, alterando o caminho da luz. Para isso existem várias possibilidades:

    - Uso de óculos cujas lentes são côncavas divergentes. A lente do óculos é mais grosso na extremidade e fino no centro. A desvantagem é que o vidro é espesso, pesado e os óculos nem sempre são confortáveis.

    - O uso de lentes de contato, oferece um campo de visão mais claro do que os óculos. Esse tipo de tratamento também melhora a visão noturna, pois aumenta a iluminação da retina.

    - Cirurgia refrativa de correção, que usa tanto as técnicas de laser ou cirúrgico para mudar a refração. A cirurgia de córnea é mais utilizada e recomendada para baixa miopia, que já está estabilizada. Usando um laser, o poder de refração da córnea é reduzido por foto-ablação. A cirurgia refrativa é reservada para miopia elevada, e é retirada uma lente clara para, em seguida, ser feito o implante de lente na frente de uma lente divergente.

    É bom lembrar que a triagem, o  tratamento e o acompanhamento da miopia é de responsabilidade do oftalmologista. No entanto, também é responsabilidade do médico ser capaz de detectar sinais de visão anormal e encaminhar o paciente ao oftalmologista.

    Fique de olho aberto :)

    Liliane Rose Christ
    Liliane Rose Christ
    Editora de conteúdo

    Ela tem orgulho de ser hiperativa, porque acha que assim, ela consegue acompanhar melhor tudo o que acontece no mundo. E por falar em mundo, eita menina que viaja! Já renovou o passaporte várias vezes, por falta de espaço.
    Escreve para o Doutíssima porque não pode controlar seus dedos e sua vontade de falar.

    Tire suas dúvidas

    Comentàrios

x
Fórum de Discussão Doutíssima

Acesse o maior Fórum de Saúde, Beleza e Bem-Estar do Brasil!

Insira sua pergunta e um especialista irá respondê-lo!

Clique aqui e acesse agora!