Miomas: Sintomas, diagnóstico e complicações


miomas 300x150 tt width 300 height 150 crop 1 except gif 1 Miomas: Sintomas, diagnóstico e complicações

Mais da metade dos miomas são totalmente desprovidos de sintomas. Mas, em alguns casos, eles podem realmente afetar a qualidade de vida das mulheres. Quando suspeitar da presença de tal tumor? Como é diagnosticado? Quais são as possíveis complicações? Descubra as respostas para suas perguntas.

Embora a maioria dos miomas não tenha consequências, eles podem ser detectados de várias formas muito diferentes.

 Miomas: Sintomas, diagnóstico e complicações

Sintomas

Na maioria das vezes, os miomas são descobertos acidentalmente durante um exame pélvico. Dependendo da sua localização, tamanho e número, pode ser a causa de vários sintomas tais como:

 

– Menstruação por um longo período, irregulares e às vezes com coágulos;

– Sangramento fora do período menstrual;

– Sensação de peso ou dor pélvica;

– Pressão no intestino, levando a constipação e inchaço;

– Dor durante a relação sexual;

– Dor nas costas e nas pernas;

– Aumento da circunferência abdominal. (Geralmente causados por miomas grandes e localizados dentro da cavidade uterina.)

 

Complicações

As complicações de miomas são raras. No entanto, algumas vezes podem ser graves:

– Anemia: Os miomas podem causar uma perda de sangue muito grave, que pode causar anemia (deficiência de ferro);

– Necrose asséptica: a parada do fluxo sanguíneo no tecido onde se encontra o mioma pode causar dor pélvica súbita, febre e perda de sangue de cor escura;

– O rompimento de um mioma: O rompimento do mioma pode causar mais ou menos dor brutal permanente no local e choque com a reação peritoneal marcada.

– Compressão de órgãos adjacentes: um mioma grande pode comprimir diferentes órgãos: bexiga, veias (edema, varizes, hemorróidas), nervos (neuralgia), reto e cólon sigmóide (prisão de ventre).

Na maioria dos casos, a presença de um mioma não interfere com o desenvolvimento e progresso de uma gravidez. No entanto, alguns se desenvolvem no interior do útero (miomas submucosas) o que pode provocar abortos recorrentes. Finalmente, a deformação do útero que podem causar excepcionalmente leva a implantação anormal da placenta exigindo uma vigilância, pois pode ocorrer uma apresentação anormal da criança no momento do parto.

Como é diagnosticado?

Miomas são descobertos durante um exame ginecológico normal. Se o exame vaginal detectar a presença de um mioma, uma ultra-sonografia pélvica deve completar esta análise, a fim de apreciar melhor o tamanho e forma ou tumores.

ultrassom 300x226 tt width 300 height 226 crop 1 except gif 1 Miomas: Sintomas, diagnóstico e complicações

Outros exames (ressonância magnética, ou MRI-scan) técnicas de imagem também podem ser usados. Alguns miomas localizados no interior da cavidade uterina (miomas submucosas), o médico pode usar um histeroscópio (pequeno endoscópio inserido através do colo do útero).

 

Fonte: doctissimo.fr


CURTINÃO CURTI (No Ratings Yet)
Loading...Loading...
CURTINÃO CURTI

Dúvidas?

Clique aqui e faça sua pergunta no Fórum de discussões.

Comentàrios

Você também vai gostar de: