Liliane Rose Christ
Liliane Rose Christ
Editora de conteúdo

O que são viroses?

  • viroses

    Todos nós já estamos carecas de ouvir que o que temos é uma “virose” quando estamos doentes e procuramos um médico. Mas afinal, o que são essas viroses?

    Viroses são quaisquer doenças causadas por um vírus. Um resfriado pode ser causados por um vírus, assim como verrugas, herpes, pneumonia, conjuntivite. Uma virose muito comum no verão é causada pelo rotavírus, capaz de deixar qualquer um de cama por uns bons dias.

    As crianças são as mais afetadas pelas viroses e não é por acaso. A grande campeã são as infecções respiratórias, visto que o sistema imunológico das crianças não está suficientemente desenvolvido. As creches e escolinhas promove o contato com outras crianças, deixando as crianças sujeitas a infecções desse tipo. Além disso, as viroses desse tipo não são tratadas com antibióticos, deixando os pais de mãos atadas. É possível apenas medicar os sintomas e esperar que a virose passe.

    O diagnóstico

    Há dois tipos de infecções: por vírus ou por bactérias. As bacterianas são combatidas  com antibióticos mas estes não têm efeito nos vírus. Um vírus é uma partícula simples que não consegue multiplicar-se por si própria e por isso liga-se às células humanas usando os seus recursos. E é isto que torna complicado o seu combate. Qualquer medicamento que os ataque vai também atacar as células, interferindo com o seu mecanismo. Identificar uma virose não é fácil, e não é raro serem confundidas com infecções bacterianas. Existem diferentes tipos de vírus, como os que atacam o sistema respiratório causando tosse e coriza, outros instalam-se no sistema gastrointestinal, provocando vômitos e diarréia. Quando o vírus causador da doença não é passível de ser identificado, temos o veredicto de que é um a virose.

    O tratamento

    Existem vacinas para algumas infecções causadas por vírus, como a vacina contra o rotavírus. Mas ela só são eficazes caso você ainda não tenha contraído a doença. Caso você já esteja doente, a única coisa a fazer é medicar os sintomas como a febre e a dor. Se a virose for do trato respiratório, convém manter o nariz limpo, se forem gastrointestinais recomenda-se beber muitos líquidos. Os tratamentos naturais como a homeopatia são usados preventivamente. É importante manter uma alimentação saudável, que é essencial para a manutenção do sistema imunológico, prevenindo doenças.

     

    Fonte: Activia

    Liliane Rose Christ
    Liliane Rose Christ
    Editora de conteúdo

    Ela tem orgulho de ser hiperativa, porque acha que assim, ela consegue acompanhar melhor tudo o que acontece no mundo. E por falar em mundo, eita menina que viaja! Já renovou o passaporte várias vezes, por falta de espaço.
    Escreve para o Doutíssima porque não pode controlar seus dedos e sua vontade de falar.

    Comentàrios

x
Fórum de Discussão Doutíssima

Acesse o maior Fórum de Saúde, Beleza e Bem-Estar do Brasil!

Insira sua pergunta e um especialista irá respondê-lo!

Clique aqui e acesse agora!