Confira 9 dicas para encontrar o esporte ideal

Por: Redação Doutíssima

Manter uma atividade física regular pode ter vários benefícios para a saúde. O esporte é uma ótima maneira de se manter ativo porque é eficaz e divertido, mas para isso é preciso escolher a modalidade ideal. Dessa forma você evita de desistir antes de começar a colher os frutos de começar a praticá-lo. Confira como fazê-lo.

esporte istock getty images doutíssima
Esporte é uma ótima maneira de se manter ativo e trazer benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Importância de praticar esportes

Todos costumam ouvir que praticar esportes faz bem à saúde e que aumenta a expectativa de vida. Será que isso é verdade? Quanto se precisa praticar? Quanto mais se pode viver? Pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital e do National Cancer Institute, ambos dos Estados Unidos, se juntaram e buscaram responder essa pergunta.

Esse levantamento analisou dados de mais de 650 mil pessoas acima de 40 anos, seguindo-as em média por 10 anos. Foram analisadas mais de 82 mil mortes. Os números permitiram medir em quanto aumenta a expectativa de vida das pessoas conforme o nível de atividade física que elas praticam – e a conclusão foi que quanto mais você pratica, mais você vive.

De acordo com os especialistas, até uma leve caminhada já basta para obter benefícios. Se você caminha 75 minutos por semana, consegue ganhar aproximadamente 1,8 anos de vida. Caso aumente esse tempo para 150 a 300 minutos semanais, a expectativa eleva-se em 3,4 anos. E se você caminhar 450 minutos por semana é capaz de ganhar até 4,5 anos a mais de vida.

Como escolher o esporte ideal para você

Você gosta de coisas organizadas ou abordagem mais casual? Prefere praticar sozinho ou fazer parte de uma equipe? Veja dicas para escolher o seu esporte ideal:

1. Há automotivação? Nesse caso uma modalidade solo é uma boa opção, ainda mais se tiver agenda movimentada que impede um horário regular para a prática diária. Aposte na corrida ou ciclismo.

2. Dificuldade de manter uma rotina? Busque um esporte coletivo, já que você tentará não deixar os outros na mão. Pense em esportes como futebol, que oferece também oportunidade de ampliar seu círculo social.

3. Objetivos de saúde: todas atividades físicas são boas, mas diferentes modalidades oferecem distintos resultados. Por exemplo, caminhadas, corridas ou ciclismo são excelentes opções para gerenciamento de peso porque ajudam a queimar calorias.

4. Estilo de vida: escolha uma atividade que se adapte à rotina. De nada adianta escolher uma que exige muito treinamento se você possui apenas algumas horas por semana.

5. Clima: dias chuvosos ou extremamente quentes incomodam? Então escolha uma atividade indoor, como a natação. Não importa a época do ano, você estará menos propenso a desistir dela.

6. Orçamento: há atividades que exigem grande investimento financeiro – como vela, por exemplo. Então pense em algo que caiba nas suas finanças e você possa manter por um longo período.

7. Nível de aptidão: seja sincero consigo mesmo. Se você é novato, escolha uma alternativa mais suave e comece devagar. Uma boa ideia é iniciar por atividades que deem mais aptidão, como caminhada ou corrida.

8. Diversifique: antes de escolher uma modalidade específica, dê uma chance a outras que você tem interesse. Muitas vezes uma nova paixão pode surgir em algo que você nem imaginava.

9.Estresse? Procure aulas de luta. As artes marciais são uma ótima maneira de lidar com as tensões do dia a dia, valendo a pena a aposta.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!