11 vitaminas para o cabelo crescer saudável


vitaminas para o cabelo tt width 660 height 300 crop 1 except gif 1 11 vitaminas para o cabelo crescer saudável

Imagem: Shutterstock

O cabelo é feito de uma proteína (a queratina) formada a partir de aminoácidos. A maioria dos aminoácidos é produzida pelo seu próprio corpo. Outros (os chamados de “aminoácidos essenciais”) devem ser obtido a partir da alimentação. Vejam as vitaminas que ajudam o cabelo a crescer e a manter sua beleza nutural.

.

Vitaminas para o cabelo

.

Alguns alimentos são fontes de vitaminas essenciais para o crescimento dos cabelosAlguns alimentos são fontes de vitaminas essenciais para o crescimento dos cabelos como, por exemplo: carne, ovo, amendoim, frango e queijo. Esses são alguns dos alimentos que são fontes de proteína. A Proteína é muito importante para o cabelo pois é a grande responsável pela formação dos fios.

1- Vitamina A (retinol) - Promove crescimento saudável dos cabelos e impede que ele fique seco e quebradiço. A vitamina A também impede o ressecamento da pele. Fontes naturais: fígado, peixes oleosos, ovos. A vitamina A também é formada a partir de beta-caroteno (cenoura, por exemplo).

.

2- B3 (Niacina) – Pode ajudar a aumentar a circulação do couro cabeludo. Fontes naturais: galinha, peru, peixe, germe de trigo.

.

3- B5 (ácido pantotênico) – O ácido pantotênico é considerado a melhor vitamina para queda de cabelo e para a manutenção da sua cor natural. Fontes naturais: cereais integrais, fígado, rim, gema de ovo.

.

4- Vitamina B6 (piridoxina) – bom para manter a cor do cabelo, e sua deficiência pode causar a perda de fios. Fontes naturais: germe de trigo, fermento, soja.

vitaminas para o cabelo2 tt width 660 height 300 crop 1 except gif 1 11 vitaminas para o cabelo crescer saudável

.

5- Vitamina B12 (cobalamina) – A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é  essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso. A deficiência desta vitamina causa perda de cabelos. Fontes naturais: carnes, peixes, aves, ovos. A vitamina B12 serve para a formação das células do sangue juntamente com o ácido fólico. Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, como ocorre especialmente entre os vegetarianos, deve-se tomar um suplemento alimentar de vitamina B12, para evitar a anemia perniciosa e outras complicações, como o derrame cerebral e as doenças cardíacas.

.

6- Ácido fólico – Possivelmente o mais importante de todas as vitaminas para o cabelo. O ácido fólico ajuda na formação das células vermelhas do sangue e é também muito importante para a manutenção da saúde do sistema nervoso central. O ácido fólico também ajuda na substituição das células velhas do corpo com novas células. São essas propriedades do ácido fólico que faz com que ele seja importante para o crescimento e desenvolvimento das várias células e órgãos, tecidos e estruturas do corpo, incluindo o cabelo. O Ácido fólico é muito importante para a mulher grávida. Fontes naturais: frango, nozes, soja e cereais matinais fortificados.

.

7- Ácido para-aminobenzóico (PABA) – Pode ajudar a devolver ao cabelo a sua cor original! Ele também combate a queda e o enfraquecimento dos fios. Fontes naturais: cereais integrais, levedo, rins e (especialmente) no fígado.

.

8- Inositol – Inositol é considerado um dos principais nutrientes para estimular o crescimento do cabelo e prevenir a calvice. A falta de inositol pode causar irritação da pele, eczema e problemas nos nervos. Fontes naturais: lecitina de soja, gérmen de trigo, cevada e ervilhas.

vitaminas para o cabelo3 tt width 660 height 300 crop 1 except gif 1 11 vitaminas para o cabelo crescer saudável

 .

9- Biotina (vitamina H) – biotina ajuda a metabolizar os ácidos graxos (deficiências de ácidos graxos essenciais são associadas com a perda de cabelo, ressecamento e descamação de pele). Fontes naturais: gemas de ovo, fígado, leite, fermento e rim.

.

10- Vitamina C (ácido ascórbico) – este nutriente vital ajudará outras vitaminas (por exemplo, ajuda a absorção de ferro) e é essencial para uma pele saudável, vasos sanguíneos, formação de colágeno, etc. Fontes naturais: frutas vermelhas, frutas cítricas e vegetais verdes folhosos.

.

11-Vitamina E: Pode ajudar a prevenir cabelos brancos e queda de cabelo. Este antioxidante também promove o fluxo sanguíneo saudável, que pode ajudar a manter a circulação de sangue no couro cabeludo. Fontes naturais: a maioria dos óleos vegetais, avelãs, amêndoas, soja.

.

Ervas para ajudar a crescer o cabelo

.

Alecrim, tomilho e lavanda ajudam a crescer o cabelo e impedir a diluição do cabelo e calvície. Os óleos essenciais podem ser massageados no cabelo após a lavagem. Chá feito a partir dessas ervas também pode ajudar a crescer o cabelo, mas de forma mais indireta.

Outra alternativa que pode auxiliar no fortalecimento e crescimento dos fios são aquelas ampolas de vitaminas, encontradas em casas de produtos de beleza, que podem acelerar a hidratação, cada uma é específica para um tipo de problema, por isso esteja atenta. Você poderá encontrar ampolas de vitaminas para combater queda, ressecamento, pontas duplas, entre outras para tratar e nutrir os fios. Além das fórmulas, uma alimentação adequada também fornecerá vitaminas naturais para seus cabelos que os deixarão mais fortes e saudáveis prontos para se desenvolverem.

 

Veja mais dicas para ter um cabelo lindo e vitaminado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


CurtiNão curti (No Ratings Yet)
Loading...Loading...

Dúvidas?

Clique aqui e faça sua pergunta no Fórum de discussões.

Comentàrios

Você também vai gostar de: