Conheça as doenças do pênis mais comuns e como tratá-las


Liliane Rose Christ

Editora de conteúdo

Se você é homem e sente algum desconforto ou irritação na região genital, não deixe de procurar um médico. É comum entre o sexo masculino negligenciar os sintomas de doenças do pênis, pois muitos assuntos relativos ao órgão sexual ainda são um tabu: fala-se mais de desempenho do que de saúde. Mas é preciso estar atento a problemas que podem atrapalhar funções simples, como urinar e até trazer prejuízos ao ato sexual.

 

Falta de atenção às doenças do pênis

É importante que o homens fiquem atentos a diversas dores, manchas, ardência e outros sintomas na região, pois podem ser sinais de lesões, infecções, inflamações, DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e até câncer. As doenças do pênis podem ser congênitas (adquiridas antes do nascimento) ou contraídas posteriormente.

 

Para se ter noção, segundo dados do DataSUS, há mais de mil amputações de pênis por ano no Brasil. E isso ocorre muito por causa da negligência masculina aos sinais do câncer.

doencas do penis

Fimose, câncer e balanopostite são doenças que atacam o órgão sexual masculino. Foto: iStock, Getty Images

Conheça as principais doenças do pênis

1. DST

 

Algumas deixam lesões e disfunções na anatomia e no funcionamento do pênis. A gonorreia causa incômodo ao urinar. O herpes causa dor e formação de crostas na pele. O HPV promove o aparecimento de verrugas. Já a sífilis também gera lesões iniciadas com pequenas feridas vermelhas.

 

A sífilis ainda é uma das mais perversas doenças sexualmente transmissíveis. Além das lesões locais no pênis, pode afetar órgãos vitais, como o coração, vasos sanguíneos, cérebro ou medula espinhal.

 

2. Fimose

 

Faz parte das doenças do pênis que ataca a cabeça do órgão, em uma região chamada prepúcio. Em casos leves, pode ser tratada com o uso de corticoides. Em casos mais graves, é necessária cirurgia.

 

3. Câncer

 

Embora o câncer de próstata seja o mais conhecido tumor no aparelho genital masculino, o câncer no pênis também pode afetar os homens. Entre os sintomas, estão a presença de feridas indolores, mas que não cicatrizam. Se detectado e tratado desde o início, há boas chances de cura.

 

4. Balanopostite

 

Esta é outra das doenças do pênis que ataca o prepúcio. A infecção é causada por um fungo ou bactéria que se aloja na cabeça do pênis. Entre os sintomas, estão as dores e dificuldades para urinar. A balanopostite pode evoluir para um câncer e deve ser tratada o mais rápido possível.

 

5. Doença de Peyronie

 

Esta doença é caracterizada pela anormalidade na curvatura do pênis, quando ele está ereto. Se não for tratada, pode levar à disfunção erétil e, nesse caso, a cirurgia é o único tratamento.

 

6. Disfunção erétil

 

Esta é a dor de cabeça dos homens, mais conhecida como impotência sexual. O sintoma clássico é a dificuldade em manter o pênis ereto. A disfunção erétil pode ter várias causas que precisam ser tratadas.

 

Entre elas, estão hábitos pouco saudáveis, como o uso de cigarro e álcool em excesso, além de diabetes, medicamentos e também problemas de ordem psicológica. Medicação, terapia e próteses podem ser opções de tratamento. A indicação, entretanto, precisa ser feita por um especialista.

 

O melhor tratamento para todas as doenças do pênis depende de um diagnóstico correto. A detecção só pode ser feita por um especialista. Portanto, a dica é buscar o urologista ao primeiro sinal de que algo está diferente com seu pênis.

 

Share Button

Esse artigo ajudou você?


AJUDOUNÃO AJUDOU  Esse artigo ajudou +3 pessoas
Loading...Loading...
AJUDOUNÃO AJUDOU

Dúvidas?

Clique aqui e faça sua pergunta no Fórum de discussões.

Comentàrios

Você também vai gostar de: