Liliane Rose Christ
Liliane Rose Christ
Editora de conteúdo

Alimentos importantes para as grávidas

  • gravida topo

    Durante a gravidez, a alimentação é muito importante para um bom desenvolvimento do bebê. Alimentar-se bem não quer dizer que a gestante deve comer por dois, mas sim ingerir os nutrientes essenciais para ambos.

     

    Uma boa alimentação é essencial

    Para que o bebê se desenvolva satisfatoriamente, é essencial que a gestante se alimente corretamente. O aumento de calorias só é necessário a partir do segundo trimestre de gestação. Além disso, é recomendado que a grávida coma a cada 3 horas, em pequenas porções variadas de pães e cereais integrais, frutas, verduras e legumes. É importante também se hidratar corretamente, ingerindo pelo menos 2 litros de água por dia.

    Leia também: 10 Principais cuidados na gravidez

     

    Alimentação no primeiro trimestre de gravidez

    Algumas alterações importantes  ocorrem no primeiro trimestre de gravidez, como o aumento da frequência cardíaca e volume de sangue da mãe, que marca uma fase importante do desenvolvimento das partes vitais do bebê. Nesta fase, é recomendada a ingestão de ácido fólico e ferro.

    gravida leite

    Confira: A importância do pré-natal 

     

    Alimentos importantes a serem ingeridos durante a gravidez

    Ferro: Super importante para o desenvolvimento do bebê, o ferro pode ser encontrado em carnes, ovos, feijão e verduras. Uma dica para aumentar a absorção de ferro, é ingerir na mesma refeição, alimentos ricos em vitamina C, como tomate e frutas cítricas.

    Ácido fólico: Elemento importante no desenvolvimento do bebê especialmente no segunda trismestre de gestação,  ele pode ser encontrado em cereais, vegetais escuros e frutas cítricas. Atenção ao cozimento: prefira cozinhar no vapor, pois as altas temperaturas do microondas destroem o ácido fólico.

    Vitamina C: Frutas cítricas e hortaliças como brócolis, pimentão, couve-flor e tomate).

    Magnésio: Encontrada nas nozes, cereais integrais, ervilhas e feijão. É importante para o desenvolvimento ósseo do bebê, assim como fortalecer os dentes e ossos da mãe.

    Vitamina D: O banho de sol é uma importante fonte de vitamina D.

    Cálcio: É encontrado no leite e derivados, produtos de soja ecereais integrais.

     

    Leia mais: 7 dicas de alimentação saudável para mamães

    É importante lembrar que cada mulher é diferente e precisa ingerir mais ou menos calorias por dia. Siga a recomendação do seu médico.

     

    Fonte: Mamãe e bebê

    Liliane Rose Christ
    Liliane Rose Christ
    Editora de conteúdo

    Ela tem orgulho de ser hiperativa, porque acha que assim, ela consegue acompanhar melhor tudo o que acontece no mundo. E por falar em mundo, eita menina que viaja! Já renovou o passaporte várias vezes, por falta de espaço.
    Escreve para o Doutíssima porque não pode controlar seus dedos e sua vontade de falar.

    Comentários

x
Fórum de Discussão Doutíssima

Acesse o maior Fórum de Saúde, Beleza e Bem-Estar do Brasil!

Insira sua pergunta e um especialista irá respondê-lo!

Clique aqui e acesse agora!