Alimentos importantes para as grávidas


Liliane Rose Christ

Editora de conteúdo

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Durante a gravidez, a alimentação é muito importante para um bom desenvolvimento do bebê. Alimentar-se bem não quer dizer que a gestante deve comer por dois, mas sim ingerir os nutrientes essenciais para ambos.

 

Uma boa alimentação é essencial

Para que o bebê se desenvolva satisfatoriamente, é essencial que a gestante se alimente corretamente. O aumento de calorias só é necessário a partir do segundo trimestre de gestação. Além disso, é recomendado que a grávida coma a cada 3 horas, em pequenas porções variadas de pães e cereais integrais, frutas, verduras e legumes. É importante também se hidratar corretamente, ingerindo pelo menos 2 litros de água por dia.

Leia também: 10 Principais cuidados na gravidez

 

Alimentação no primeiro trimestre de gravidez

Algumas alterações importantes  ocorrem no primeiro trimestre de gravidez, como o aumento da frequência cardíaca e volume de sangue da mãe, que marca uma fase importante do desenvolvimento das partes vitais do bebê. Nesta fase, é recomendada a ingestão de ácido fólico e ferro.

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Confira: A importância do pré-natal 

 

Alimentos importantes a serem ingeridos durante a gravidez

Ferro: Super importante para o desenvolvimento do bebê, o ferro pode ser encontrado em carnes, ovos, feijão e verduras. Uma dica para aumentar a absorção de ferro, é ingerir na mesma refeição, alimentos ricos em vitamina C, como tomate e frutas cítricas.

Ácido fólico: Elemento importante no desenvolvimento do bebê especialmente no segunda trismestre de gestação,  ele pode ser encontrado em cereais, vegetais escuros e frutas cítricas. Atenção ao cozimento: prefira cozinhar no vapor, pois as altas temperaturas do microondas destroem o ácido fólico.

Vitamina C: Frutas cítricas e hortaliças como brócolis, pimentão, couve-flor e tomate).

Magnésio: Encontrada nas nozes, cereais integrais, ervilhas e feijão. É importante para o desenvolvimento ósseo do bebê, assim como fortalecer os dentes e ossos da mãe.

Vitamina D: O banho de sol é uma importante fonte de vitamina D.

Cálcio: É encontrado no leite e derivados, produtos de soja ecereais integrais.

 

Leia mais: 7 dicas de alimentação saudável para mamães

É importante lembrar que cada mulher é diferente e precisa ingerir mais ou menos calorias por dia. Siga a recomendação do seu médico.

 

Fonte: Mamãe e bebê

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