Dr. Diego Baptista
Dr. Diego Baptista
Ortodontista

Saiba como se livrar de vez do tártaro

  • whi-4

    Se tem uma coisa que dá um aspecto de sujeira para o dente e causa uma variedade enorme de problemas na boca é o tártaro. Ele se gruda à superfície dentária e se torna praticamente impossível de remover sem que seja necessário ir ao dentista. Pode ser chamado também de cálculo dental e de forma científica posso dizer que seria o resultado da mineralização da placa bacteriana ou biofilme maduro na superfície dentária.

    tt-2

    Para podermos entender essa mineralização da placa, posso dizer que quando o biofilme não removido até um determinado período que alguns citam ser de até 21 dias, a comunidade de bactéria se estabiliza. Além disso, ocorrerá a ação da saliva e seus íons de cálcio e do dente, de onde é retirado o fosfato devido diminuir o PH no local. Esse conjunto de fatores que vai fazer a chamada mineralização da placa e por consequência o tártaro.

    Agora que entendemos o ciclo de formação do tártaro, de forma bem superficial, temos que entender que a melhor forma de se livrar do tártaro é não tendo tártaro. A prevenção é sempre o melhor remédio e para isso precisamos:

    - Fazer diariamente a escovação dental, da língua e da mucosa. Completando com uso de fio dental e bochechos.

    - Realizar consultas regulares ao dentista. Normalmente semestrais ou anuais.

    - Controlar hábitos alimentares, incluindo periodicidade de ingestão diária de açucares.

    tt-3

    Mas, você não seu cuidou direito, o dia-a-dia está muito corrido e infelizmente já está com tártaro. O que deve ser feito?

    - Nem pense em cutucar em casa com utensílios pontiagudos.

    - Marque o mais rápido possível a consulta com o dentista que é a única pessoa que pode realiza a tartarectomia ou raspagem que vai remover mecanicamente o tártaro e deixar seus dentes limpos e saudáveis.

    - O uso consciente do flúor é de extrema importância para o combate ao tártaro dental, seja ele na forma tópica, nas pastas dentais ou de qualquer outra forma.

    tt-4

    Com pequenos problemas como o tártaro você pode desenvolver problemas sérios nas gengivas e nos dentes. O tártaro torna o seu meio bucal propício a ação de bactérias que não tem ação fisiológica e só estão ali para lhe prejudicar.

    Preciso ressaltar que o tártaro por si só não é um agente agressor e não é capaz de ferir a gengiva ou causar algum trauma mecânico.

    Então vamos ficar de olho e observar os dentes diariamente. Faça exames sozinho, em casa, no espelho e periodicamente com o dentista. Vou deixar várias fotos de dentes com tártaro nesse artigo para que você grave bem como ele é e posso identificar.

    Dr. Diego Baptista
    Dr. Diego Baptista
    Ortodontista

    Formado em Odontologia na Universidade Federal do Pará
    Especialização em Ortodontia no Centro Universitário do Estado do Pará
    Mestrando em Medicina Dentária na Universidade Paris-Sud

    Tire suas dúvidas

    Comentàrios

x
Fórum de Discussão Doutíssima

Acesse o maior Fórum de Saúde, Beleza e Bem-Estar do Brasil!

Insira sua pergunta e um especialista irá respondê-lo!

Clique aqui e acesse agora!