Dr. Diego Baptista
Dr. Diego Baptista
Ortodontista

Bochecho com água oxigenada: vilão ou mocinho?

  • aguad-4

    Ela está na casa de uma grande parcela da população e quase todo mundo já ouviu falar na água oxigenada.

    Bochecho com água oxigenada: vilão ou mocinho?

    Mais recentemente, um livro americano veio falando sobre a experiência de um médico e todas as possibilidades de utilização da água oxigenada nas mais variadas atividades do dia-a-dia. Como toda notícia que existe hoje em dia se propaga de forma rápida via internet, isso logo se transformou em e-mails, invadiu o facebook e demais redes sociais. Me senti na obrigação de falar um pouco hoje sobre a possibilidade de a água oxigenada ser usada na cavidade bucal.

    De onde vem a ideia de usar a água oxigenada como bochecho?

    1- A água oxigenada foi criada há muito tempo atrás quando ainda não existiam os antibióticos e havia a necessidade de se prevenir infecções. Eram épocas de guerras e muitos soldados feridos precisavam desse tipo de produto. Os químicos da época perceberam que, ao se despejar a água oxigenada sobre os ferimentos abertos, observava-se a formação de uma espuma, que após muitas pesquisas, descobriu-se ser resultado da liberação de oxigênio livre e que esse oxigênio tinha a propriedade de matar as bactérias e fungos do local. Seria a desinfecção oxidante. Isso explica de onde vem o raciocínio de que seria bom bochechar água oxigenada para combater problemas gengivais ou inflamações bucais.

    aguad-5

    2- O peróxido de hidrogênio em solução aquosa é conhecido comercialmente como: água oxigenada.

    Os géis clareadores ou branqueadores dentais tem como base principal os peróxidos e um deles é o peróxido de hidrogênio. Mas ele não clareia só dentes não, ele pode clarear:

    - Clareador de roupa.

    - Clareador de cabelo.

    - Clarear tecidos.

    - Dentre outros.

    aguad-3

    Temos que ter muita atenção pois a água oxigenada pode vir em várias concentrações e pode causar problemas sérios à saúde quando utilizada de forma descontrolada. Para utilizar a água oxigenada com a finalidade de clareamento ou de “cura” gengival, é preciso muito cuidado. Uma solução de água oxigenada deve estar na proporção correta para cada caso e com isso, não causar danos às gengivas ou torná-las mais sensíveis.

    Quando uma empresa, por exemplo, usa a água oxigenada em enxaguantes bucais, para clareamento dos dentes, ela se responsabiliza por balancear a concentração e diluir, juntamente com a associação com outras substâncias que também protegem as gengivas.  Nunca usar a água oxigenada pura e sem supervisão de um dentista.

    aguad-2

    Não brinque com produtos que podem causar problemas graves de saúde, pesquisas mostram possíveis facetas cancerígenas na utilização de bochechos com água oxigenada. Fale com seu dentista e tenha a certeza de estar fazendo a coisa certa e muito cuidado com o que vê na internet, procure sempre sites profissionais e responsáveis como o Doutíssima.com.br.

    Dr. Diego Baptista
    Dr. Diego Baptista
    Ortodontista

    Formado em Odontologia na Universidade Federal do Pará
    Especialização em Ortodontia no Centro Universitário do Estado do Pará
    Mestrando em Medicina Dentária na Universidade Paris-Sud

    Comentários

x
Fórum de Discussão Doutíssima

Acesse o maior Fórum de Saúde, Beleza e Bem-Estar do Brasil!

Insira sua pergunta e um especialista irá respondê-lo!

Clique aqui e acesse agora!