Bochecho com água oxigenada: vilão ou mocinho?


Dr. Diego Baptista

Ortodontista

aguad 4 tt width 250 height 300 crop 1 Bochecho com água oxigenada: vilão ou mocinho?

Ela está na casa de uma grande parcela da população e quase todo mundo já ouviu falar na água oxigenada.

Bochecho com água oxigenada: vilão ou mocinho?

Mais recentemente, um livro americano veio falando sobre a experiência de um médico e todas as possibilidades de utilização da água oxigenada nas mais variadas atividades do dia-a-dia. Como toda notícia que existe hoje em dia se propaga de forma rápida via internet, isso logo se transformou em e-mails, invadiu o facebook e demais redes sociais. Me senti na obrigação de falar um pouco hoje sobre a possibilidade de a água oxigenada ser usada na cavidade bucal.

De onde vem a ideia de usar a água oxigenada como bochecho?

1- A água oxigenada foi criada há muito tempo atrás quando ainda não existiam os antibióticos e havia a necessidade de se prevenir infecções. Eram épocas de guerras e muitos soldados feridos precisavam desse tipo de produto. Os químicos da época perceberam que, ao se despejar a água oxigenada sobre os ferimentos abertos, observava-se a formação de uma espuma, que após muitas pesquisas, descobriu-se ser resultado da liberação de oxigênio livre e que esse oxigênio tinha a propriedade de matar as bactérias e fungos do local. Seria a desinfecção oxidante. Isso explica de onde vem o raciocínio de que seria bom bochechar água oxigenada para combater problemas gengivais ou inflamações bucais.

aguad 5 tt width 266 height 300 crop 1 Bochecho com água oxigenada: vilão ou mocinho?

2- O peróxido de hidrogênio em solução aquosa é conhecido comercialmente como: água oxigenada.

Os géis clareadores ou branqueadores dentais tem como base principal os peróxidos e um deles é o peróxido de hidrogênio. Mas ele não clareia só dentes não, ele pode clarear:

– Clareador de roupa.

– Clareador de cabelo.

– Clarear tecidos.

– Dentre outros.

aguad 3 tt width 300 height 300 crop 1 Bochecho com água oxigenada: vilão ou mocinho?

Temos que ter muita atenção pois a água oxigenada pode vir em várias concentrações e pode causar problemas sérios à saúde quando utilizada de forma descontrolada. Para utilizar a água oxigenada com a finalidade de clareamento ou de “cura” gengival, é preciso muito cuidado. Uma solução de água oxigenada deve estar na proporção correta para cada caso e com isso, não causar danos às gengivas ou torná-las mais sensíveis.

Quando uma empresa, por exemplo, usa a água oxigenada em enxaguantes bucais, para clareamento dos dentes, ela se responsabiliza por balancear a concentração e diluir, juntamente com a associação com outras substâncias que também protegem as gengivas.  Nunca usar a água oxigenada pura e sem supervisão de um dentista.

aguad 2 tt width 300 height 300 crop 1 Bochecho com água oxigenada: vilão ou mocinho?

Não brinque com produtos que podem causar problemas graves de saúde, pesquisas mostram possíveis facetas cancerígenas na utilização de bochechos com água oxigenada. Fale com seu dentista e tenha a certeza de estar fazendo a coisa certa e muito cuidado com o que vê na internet, procure sempre sites profissionais e responsáveis como o Doutíssima.com.br.

Share Button

CURTINÃO CURTI (-1 rating, 1 votes)
Loading...Loading...
CURTINÃO CURTI

Dúvidas?

Clique aqui e faça sua pergunta no Fórum de discussões.

Comentàrios

Você também vai gostar de: