Mayara Pinheiro
Mayara Pinheiro
Fisioterapeuta

Cuidados que devemos ter com nossa coluna

  • Picture-Hot-Woman-Spine-tattoo

    Manter uma boa postura é fundamental para o nosso corpo. Se a postura não está correta, tudo acaba saindo do lugar e aquelas dorezinhas chatas, tanto na coluna como no pescoço começam a aparecer. E são justamente quando as dores aparecem, que grande parte da população acabam adotando uma postura descompensatória para tentar amenizar a dor, e muitas delas não sabem que está postura inadequada pode agravar ainda mais o seu quadro, causando lesões irreversíveis.

    A boa saúde da coluna depende das atitudes posturais praticadas no dia a dia, tais como o modo carregar peso, modo de sentar, posições de dormir, vestir roupas, etc. além é claro de boa prática de exercícios posturais e do combate ao excesso de peso.

     

    No escritório

    Para você que passa o dia inteiro no escritório é muito importante adotar alguns comportamentos para que sua coluna, como: não permanecer na mesma postura por um longo tempo, manter os joelhos e os pés alinhados (aproximadamente num ângulo de 90º) e manter os cotovelos apoiados também num ângulo de 90º.

    1

     

    Se você tem que carregar algum peso

    Tente sempre se lembrar de flexionar os joelhos para pegar o objeto, e lentamente levante-se tranferindo o peso para os músculos da pernas. Nunca para a coluna.

    2 

     

    E para dormir precisamos de uma postura adequada?

    Sim, manter uma boa postura é fundamental para que possamos dormir bem, afinal em media dormimos 8 horas por noite. Imagina depois dessas 8 horas dormindo numa posição inadequada, como estará nosso corpo pela manhã?

    Existem uma variação enorme de como dormir, uns gostam de dormir de barriga para cima, outros de barriga para baixo e outros de lado. E a boa notícia é que podemos dormir na posição que preferirmos, apenas precisamos fazer algumas pequenas adaptações para mantermos uma boa postura.

    Barriga para cima: escolha um travesseiro baixo, e uma almofada ou rolinho embaixo dos joelhos para não forçar a lombar.

    Barriga para baixo: essa é uma posição que deveríamos evitar para não criarmos uma curvatura lombar, mas caso essa seja a melhor posição, você deve colocar um pequeno travesseiro sob o adomem para proteger a coluna lombar.

    De lado: você deve dormir com um travesseiro mais alto e outro deve ser colocado entre os joelhos, evitando que o joelho da perna de cima acabe caindo sobre o colchão, consequentemente desalinhando seu quadril.

    3

    Alguns sinais de que sua postura não está boa:

    • Olhe-se de frente para um espelho e observe se você não está apresentando um ombro mais elevado que o outro.
    • Seu tronco: ele esta pendendo mais para um lado do que o outro?
    • Verifique o solado do seu sapato, se um estiver mais desgastado de um lado do que o outro, sinal de que sua postura não está adequada.

    Para manter uma boa postura, alongamentos e fortalecimento muscular são super indiciados.

    Manter uma boa postura não é fácil, pois ficar numa postura correta muitas vezes é desconfortável, por isso precisamos nos movimentar sempre.

    Mayara Pinheiro
    Mayara Pinheiro
    Fisioterapeuta

    Mayara Pinheiro é formada em Fisioterapia.
    Especialização em Mat Foundation Pilates – PIA (Pilates Institute of America – Chicago, 2010): Pilates Mat (Pilates no solo), Pilates on the Ball (Pilates na bola), Pilates Circle (Pilates com círculo).
    Contato: mayarapinheiro@me.com

    Tire suas dúvidas

    Comentários

x
Fórum de Discussão Doutíssima

Acesse o maior Fórum de Saúde, Beleza e Bem-Estar do Brasil!

Insira sua pergunta e um especialista irá respondê-lo!

Clique aqui e acesse agora!