Margarina ou manteiga? Entenda a diferença entre as duas


Redação Doutíssima

A manteiga ganha pontos pelo sabor, mas a margarina foi vista por muito tempo como uma opção mais saudável. Na hora de escolher o acompanhamento para o pão do café da manhã, a maioria das pessoas vive um dilema. A resposta não é simples, e depende do seu perfil de saúde.

 

Diferença entre manteiga e margarina

Para entender a diferença entre esses dois produtos e como cada um atua no organismo, é preciso compreender a origem e os ingredientes deles.

margarina

Produto feito a partir de óleos vegetais deve ser consumido com moderação. Foto: iStock, Getty Images

A manteiga é de origem animal, feita a partir de nata, água e um pouco de sal, sendo usada há milhares de anos. Possui 80% de gordura, dos quais dois terços de gordura saturada. Por causa desse esse alto teor, durante muitos anos ela ficou fora da lista de alimentos saudáveis.

 

Já a margarina é feita a partir de óleos vegetais, misturados com uma base de gordura vegetal sólida, juntamente com água, leite desnatado, emulsionantes para manter tudo misturado e adição de vitaminas A e D. Ela oferece uma opção predominantemente poli-insaturada, se feita a partir de óleo de girassol, ou monoinsaturada, se feita a partir de canola ou azeite.

 

Os produtos feitos com óleo vegetal têm menos gordura total do que a manteiga – cerca de 70% ou menos. Só que nem sempre são criados a partir da mesma base, e alguns contêm gorduras trans. Em geral, quanto mais sólida a margarina, mais gordura trans ela contém.

 

A gordura trans e a gordura saturada aumentam os níveis de colesterol no sangue e o risco de doenças cardíacas. Além disso, reduzem a lipoproteína de alta densidade (HDL), conhecida como sendo o “bom colesterol”.

 

Margarina é mais saudável?

Apesar de ser vista como uma opção mais saudável por muitos anos, hoje em dia a ciência indica que a margarina pode não ser tão benéfica em relação à manteiga.

 

Um estudo publicado no British Medical Journal, em 2013, descobriu que pessoas que comiam certas gorduras poli-insaturadas ômega ao invés de gordura animal tiveram taxas de mortalidade mais elevadas. As gorduras poli-insaturadas são comumente usadas ​​nos produtos feitos com óleo vegetal.

 

Por isso, nutricionistas e profissionais de saúde indicam que não há uma opção mais saudável que outra. Ao comparar a manteiga e a margarina no supermercado, não deixe de ler o painel de informações nutricionais e verificar as gramas de gordura saturada e gordura trans que cada uma delas contêm.

 

Tente limitar o uso de ambas a uma colher de chá diária. Caso tenha colesterol alto, verifique com seu médico qual a quantidade ideal para você.

 

Opções mais saudáveis

Se você deseja proteger o organismo, a melhor alternativa é substituir esse tipo de gordura. Uma boa opção é usar óleos naturais, ricos em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas saudáveis ​​para o coração. O azeite de oliva, canola e cártamo, por exemplo, são escolhas mais saudáveis.

 

Além disso, na hora de incrementar o pão no café da manhã, procure usar requeijão, creme de ricota e outras opções com baixo teor de gordura.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Margarina ou manteiga? Entenda a diferença entre as duas
Share Button

Esse artigo ajudou você?


AJUDOUNÃO AJUDOU  Esse artigo ajudou +11 pessoas
Loading...Loading...
AJUDOU NÃO AJUDOU

Dúvidas?

Clique aqui e faça sua pergunta no Fórum de discussões.

Você também vai gostar de: