Conheça 15 alimentos que estimulam a produção de leite materno


Liliane Rose Christ

Editora de conteúdo

Muitas mamães se preocupam se estão produzindo leite materno o suficiente. Isso porque podem sentir que o leite está diminuindo, ou o seu bebê não está ficando saciado. Porém, existem formas seguras de estimular a produção de leite através da alimentação. Quer saber como? Descubra mais a seguir.

 

Leite materno: por que é tão importante?

O leite materno é muito mais do que uma opção de alimentação para o bebê. Para o Ministério da Saúde, a amamentação é o primeiro direito do recém-nascido e o órgão recomenda que os bebês recebam esse alimento de forma exclusiva durante os primeiros seis meses de vida.

leite materno

A amamentação é essencial nos primeiros meses de vida de uma criança. Foto: iStock, Getty Images

 

Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância, órgão vinculado à UNICEF, as crianças amamentadas têm, pelo menos, seis vezes mais chance de sobreviver nos primeiros meses do que as crianças não-amamentadas.Além disso, o leite materno fornece todos os nutrientes, vitaminas e minerais que uma criança precisa para o crescimento durante os primeiros meses.

 

Será que eu tenho leite o suficiente?

Essa é uma dúvida comum para muitas das novas mamães. Vários fatores podem causar uma baixa oferta de leite durante a amamentação. Entre eles, está o fato de esperar muito tempo para começar a amamentar, não amamentar com bastante frequência e ainda o uso de certos medicamentos.

 

Porém, a melhor forma de saber se você produz leite o suficiente é buscando orientação do médico pediatra, que irá avaliar a saúde da criança.

 

Alimentos e produção de leite materno

Se você sente que a sua produção de leite materno diminuiu, procure conversar com o seu médico para ver qual foi o motivo.Entretanto, você pode consumir alguns alimentos que estimulam a lactação, além de beber muita água.

 

1. Sementes de feno-grego

Sementes de feno-grego: alimento antigo, mas eficaz.

Sementes de feno-grego: alimento antigo, mas eficaz. Foto: iStock, Getty Images

 

Um dos alimentos mais antigos para o aumento da produção de leite materno.

 

2. Sementes de erva-doce

erva-doce

A erva doce também contribui para o aumento de produção de leite materno

 

Segundo algumas pesquisas, também podem estimular a lactação. Além disso, ajudam a prevenir a cólica em seu bebê.

 

3. Alho

alho

Alho se destaca por suas muitas propriedades curativas. Foto: iStock, Getty Images

 

Entre suas muitas propriedades curativas, está a do aumento da oferta de leite.

 

4. Sementes de cominho

Cominho atua na produção de leite e melhora a digestão

Cominho atua na produção de leite e melhora a digestão. Foto: iStock, Getty Images

 

Além de estimular a oferta de leite, melhoram a digestão e proporcionam alívio da prisão de ventre, acidez e inchaço.

 

5. Sementes de gergelim preto

Sementes de gergelim preto são ótima fonte de cálcio

Sementes de gergelim preto são ótima fonte de cálcio. Foto: iStock, Getty Images

 

São uma excelente fonte de cálcio, e ajudam a aumentar a produção de leite.

 

6. Manjericão

Fonte de vitamina K, manjericão gera efeito calmante.

Fonte de vitamina K, manjericão gera efeito calmante. Foto: iStock, Getty Images

 

Esta fonte de vitamina K ajuda na produção de leite e tem um efeito calmante, além de promover um apetite saudável.

 

7. Sementes de endro

Endro gera mais leite e melhora a digestão e o sono.

Endro gera mais leite e melhora a digestão e o sono. Foto: iStock, Getty Images

 

Uma boa fonte de ferro, manganês e cálcio. Melhora a oferta de leite, digestão e sono.

 

8. Vegetais vermelhos

Vegetais vermelhos oferecem benefícios para o bebê.

Vegetais vermelhos oferecem benefícios para o bebê. Foto: iStock, Getty Images

 

São ricos em betacaroteno, benéfico para o seu bebé durante a amamentação.

 

9. Nozes e frutas secas

frutas secas

Frutas secas também podem estimular produção de leite. Foto: iStock, Getty Images

 

Amêndoas e castanhas de caju são alimentos muito usados para aumentar a produção de leite.

 

10. Aveia

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Aveia é importante fonte de ferro, cálcio e de fibras. Foto: iStock, Getty Images

 

Fonte de ferro, cálcio e fibras, também pode atuar em benefício da amamentação.

 

11. Óleos e manteiga

azeite de oliva

Azeite de oliva está entre os óleos mais saudáveis. Foto: iStock, Getty Images

 

Azeite de oliva, óleo de linhaça e óleo de gergelim, são os óleos mais saudáveis ​para ajudar a amamentação.

 

12. Salmão

 

salmao

Salmão ajuda a produzir leite e é rico em ômega 3. Foto: iStock, Getty Images

Ômega 3 presente no salmão pode ajudar a melhorar a produção de leite.

 

13. Arroz Integral

 

arroz-integral

Arroz integral melhora qualidade e quantidade do leite. Foto: iStock, Getty Images

As vitaminas nele presentes melhoram a quantidade e a qualidade do leite.

 

14. Iogurte

 

iogurte

Iogurte é fonte de proteína para alimentar a mamãe. Foto: iStock, Getty Images

Boa fonte de proteína para estimular a boa alimentação da mãe e, assim, aumentar a lactação.

 

15. Lentilha

 

lentilha

Lentilha é rica em ferro, fibras e gera mais leite. Foto: iStock, Getty Images

Pode melhorar o abastecimento de leite, mas também é rica em ferro e fibra.

 

 

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