O que é disbiose intestinal?

  • desenho-disbiose

    Seu intestino é preso? Irregular? Solto demais? Então com certeza vale a pena descobrir o que é a disbiose intestinal.

    Ela é definida como um estado de mudanças na qualidade e na quantidade da microbiota intestinal, da sua atividade metabólica e do seu local de distribuição, ou seja, aumento das bactérias patogênicas no intestino.

    Essa situação altera a mucosa intestinal, provocando aumento da permeabilidade a açúcares intactos e diminuição na seletividade na absorção de outras substâncias, como toxinas, bactérias, proteínas ou peptídeos não digeridos que ativam o sistema imunológico e o levam à fadiga.

    Além dessas alterações, a disbiose pode ser causa ou coadjuvante no desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, bem como pancreatites, obstipação (a famosa “prisão de ventre”), diarréia, alergias e intolerâncias alimentares, infecção vaginal recorrente, fibromialgia, mudança de humor, fadiga, síntrome do cólon irritável, câncer e por aí vai.

    Entre as causas da disbiose, podemos citar: parto, hospitalização, uso de medicamentos, estresse psicológico, idade e dieta.

    Quais os sintomas? Entre eles estão a distenção abdominal, queimação e flatulência logo a pós a refeição, indigestão, diarréia, constipação, sensação de empachamento após comer, restos alimentares mal digeridos nas fezes, língua branca e mau hálito.
    Aposto que você se identificou com alguns desses sintomas certo?
    O tratamento é feito principalmente através da alimentação. No início, devem-se retirar todos os alimentos possivelmente alergênicos e substituí-los por uma alimentação adequada, além do uso de probióticos.

    Portanto, se você tem algum desses sintomas, vale a pena procurar seu nutricionista para esclarecer dúvidas e montar um plano alimentar adequado.

    Renata Rodrigues de Oliveira
    Renata Rodrigues de Oliveira
    Nutricionista

    É nutricionista formada pela UNI-BH.

    Pós-graduada em Nutrição Clínica (Faculdade São Camilo) e também em Fisiologia do Exercício Avançada (Instituto Aleixo). Atualmente, pós-graduanda em Obesidade e Emagrecimento (Gama Filho).

    Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

    Fez inúmeros cursos na área, entre eles Personal Diet, Atendimento em Consultório, Dietoterapia na Prática Clínica e Nutrição em Cirurgia Bariátrica.

    Fez aulas de culinária com Ivo Faria, um dos mais renomados chefs de cozinha de Belo Horizonte.

    Colunista convidada do site da revista O2 por Minuto, da Nike Corre, da Revista Encontro e da Men´s Health, é apaixonada por tudo relacionado à comida.

    É orientadora nutricional do portal G1 na Rede Globo Minas, dando entrevistas sobre alimentação saudável e bem estar. Também participou da primeira temporada do Programa Perdas e Ganhos, no canal GNT.

    Atende no Instituto Mineiro de Endocrinologia, onde é responsável pelo setor de nutrição bariátrica e balão intragástrico. Lá, criou o programa de reeducação alimentar Quickdiet: enriqueça seu cardápio diário e ainda emagreça.

    Ama o que faz e nas horas vagas adora ler, tomar um bom vinho e sair com amigos para conhecer novos restaurantes.

    Contato:
    www.renatarodriguesoliveira,blogspot.com
    Instituto Mineiro de Endocrinologia
    Rua Alagoas, 601 – Savassi
    (31) 3262.3555
    Belo Horizonte, Minas Gerais

    Comentários

x
Fórum de Discussão Doutíssima

Acesse o maior Fórum de Saúde, Beleza e Bem-Estar do Brasil!

Insira sua pergunta e um especialista irá respondê-lo!

Clique aqui e acesse agora!