A alimentação tem influência direta sobre o corpo e a saúde. Por isso, se você não está conseguindo dormir bem, vale a pena repensar o seu cardápio da noite. Pode ser que você esteja consumindo alimentos que tiram o sono. Talvez substituir alguns nutrientes nas refeições noturnas seja a chave para usufruir melhor das suas horas de descanso.

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Manter o equilíbrio na dieta vai refletir diretamente na qualidade do seu sono. Foto: iStock, Getty Images

Veja quais são os alimentos que tiram o sono

A relação da alimentação com o sono já foi tema de pesquisas. Um estudo da Escola de Medicina de Harvard, que monitorou a atividade cerebral de 12 adultos entre os 19 e os 45 anos de idade, conseguiu relacionar a privação de sono com o consumo de fast foods. O experimento apontou que a falta de sono estimula o consumo de junk food e vice-versa.

Há, ainda, uma série de outras pesquisas que associam a privação de sono com a obesidade. O fato é que manter o equilíbrio na dieta vai refletir na qualidade do sono que, por fim, influenciará diretamente no quadro de saúde geral. Por isso, veja abaixo quais alimentos evitar para garantir horas tranquilas de descanso:

  • Estimulantes

Alimentos e bebidas com propriedade estimulantes, como cafeína e cacau, são inimigos do sono. Eles fazem com que a mente fique em alerta, coibindo o relaxamento. Por isso, a dica é evitar o consumo de chocolate, café ou bebidas lácteas em pó horas antes de ir para a cama.

  • Carboidratos

A queima de carboidratos no organismo gera energia e, portanto, nos deixa mais ativos. Por isso, é desaconselhado o consumo de alimentos como batata, massas, grãos e produtos ricos em açúcares à noite. Além de manter você mais desperto, eles também podem dificultar a digestão, atrapalhando o sono.

  • Produtos lácteos

Algumas pessoas costumam sentir inchaço e gases após o consumo de lacticínios à noite. A má digestão, além de desconfortável, prejudica o sono. Por isso, com o intuito de evitar qualquer mal estar, evite queijos e margarina à noite.

  • Líquidos em geral

É preciso moderar no consumo de líquidos à noite por um motivo lógico: se você consumir bebidas em excesso antes de ir para a cama, vai precisar levantar no meio da noite para urinar. Por isso, se quiser evitar uma interrupção no seu descanso, reduza o volume de líquido horas antes de se deitar.

Alimentos que favorecem o sono

Agora que você já sabe quais alimentos evitar antes de dormir, vale a pena ficar de olho em alguns ingredientes que são poderosos aliados de uma boa noite de sono. Anote aí alguns deles para incluir no cardápio:

  • Maracujá

Fonte de vitaminas do complexo B, o maracujá tem efeito calmante e ajuda no relaxamento.

  • Couve 

Contém magnésio, cálcio e vitamina B, além de auxiliar no relaxamento muscular.

  • Salmão

Rico em ômega 3 e vitamina B12, o salmão também estimula a produção do hormônio serotonina, que promove o bem-estar e o relaxamento.

  • Alface

A hortaliça contém uma substância chamada lactucina, cujo efeito é calmante.

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