Conheça 18 maneiras de seguir uma alimentação saudável sem precisar cortar seus alimentos preferidos!

Por: Redação Doutíssima

Ter uma alimentação saudável é essencial para a qualidade de vida. Comer bem e de forma adequada, fazendo a escolha correta do que será consumido, é algo que traz benefícios a curto, médio e longo prazos.

A melhor das notícias diante desse desafio é que é muito fácil incluir no cardápio alimentos bons para a longevidade. Não há nenhum segredo ou ação difícil de ser praticada para alcançar o sucesso nessa missão.

Refeição em família e com alimentos nutritivos e saudáveis traz benefícios. Foto: Shutterstock
Refeição em família e com alimentos nutritivos e saudáveis traz benefícios. Foto: Shutterstock

Dezoito passos da alimentação saudável

1. Não fique sem comer: não passe longos períodos sem comer. Faça pequenos lanchinhos entre as refeições, pois isso mantém o metabolismo rápido e dá mais energia para o corpo.

2. Sinta prazer comendo: alimentação saudável também é fonte de prazer. Não precisa contar calorias e virar um escravo de dietas. Cuide do corpo com uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares.

3. Busque alimentos naturais: fuja dos alimentos industrializados. Se o macarrão for industrializado, faça o molho à base de vegetais em casa. Corantes e conservantes que estão presentes nos alimentos industrializados prejudicam o corpo e estragam a alimentação saudável.

4. Saiba substituir: pequenos atos podem fazer uma grande diferença. Troque presunto por peito de peru, queijos gordurosos por queijos brancos e coma mais alimentos cozidos do que fritos.

5. Escolha onde comer: não faça refeições com pressa ou em lugares conturbados. Coma devagar, sem pensar em compromissos e mastigue bem os alimentos. Televisão e computador também são inimigos da alimentação saudável.

6. Fuja da farinha: evite produtos feitos com farinha refinada, como massas, biscoitos e bolos. Eles são cheios de gorduras e açúcares que não fazem bem para o sistema.

7. Coma de tudo: nada é proibido. Não há necessidade de ser completamente restritivo, a não ser que seja uma prescrição médica no caso de alguma doença. Um prato colorido faz a alimentação saudável, cheio de vitaminas, proteínas e nutrientes.

8. Estabeleça metas para a semana: metas a curto prazo são mais fáceis de manter. Faça uma lista da alimentação saudável e tente cumpri-la no período de uma semana.

9. Persista e não desista: a adaptação da alimentação saudável não ocorre da noite para o dia. Os benefícios são melhores do que o gosto dos alimentos aos quais você não está acostumado.

10. Escreva sobre suas refeições: faça um diário alimentar. Escreva tudo o que consumiu durante os dias, as quantidades e os ingredientes, se souber. Assim, é mais fácil notar no que “exagera” e o que falta na sua dieta.

11. Hidrate-se: beba bastante água, em média oito copos de águas todos os dias. A água ajuda em muitas coisas, na hidratação da pele e no transporte de vitaminas.

12. Coma frutas: consuma entre três e cinco porções de frutas todos os dias. Elas são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Aposte em laranjas, maçãs, peras, melancia e tangerinas.

13. Deixe o açúcar de lado: alimentos com grandes quantidades de açúcar aumentam o índice de glicose no corpo, prejudicando os sistemas.

14. Consuma alimentos antioxidantes: eles são capazes de prevenir o aparecimento de tumores, o envelhecimento precoce e outras doenças. Aposte em alimentos com cores fortes, como tomate e berinjela.

15. Calorias, sim: calorias são essenciais para o organismo, porque o corpo não pode ficar sem energia. Opte por opções que estimulem a sua alimentação saudável e deixem você bem alimentado.

16. Combine os alimentos: o segredo da alimentação saudável está em combinar todos os tipos de nutrientes. Varie as quantidades e complete a dieta.

17. Coma sem medo: não precisa ter medo de comer. Há tantas informações que você pode ficar confuso, porém, comer ainda é um ato que deve dar prazer.

18. Procure o que você gosta: coma de tudo um pouco. Encontre alimentos que você prefere e pratique a alimentação saudável. Dá pra comer guloseimas, mas não exagere, Procure bem-estar dentro da sua alimentação saudável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso