Motivação é importante para seu sucesso profissional. Veja 8 dicas

Por: Redação Doutíssima

Pessoas bem sucedidas argumentam que seu sucesso profissional é devido a sua constante motivação. Mas o que é motivação no mundo dos negócios?

Motivar-se pelo sucesso profissional

Motivação pode ser considerada como um estado psicológico que faz com que as pessoas possuam uma direção para um objetivo desejado. É o que te leva a buscar uma carreira, arrumar um emprego ou abrir o próprio negócio.

sucesso profissional
Definir metas para a carreira e festejar conquistas ajudam a alcançar o sucesso. Foto: Shutterstock

8 dicas para conquistar o sucesso profissional

Mas não é somente ter a motivação: como nos mantermos motivamos durante a nossa busca pelo sucesso profissional? Primeiro, é preciso mudar a atitude e implantar algumas dicas simples na carreira. Confira maneiras de se sentir motivado e conquistar o seu sucesso profissional:

1. Determine o que quer alcançar

Como em tudo na vida, precisamos de uma meta. Você quer o sucesso profissional, mas isso quer dizer o quê? Aonde você quer chegar? Quer ser gerente, dono de uma empresa, quer ganhar um salário X, quer ter um emprego que te dê certos benefícios? O sucesso profissional começa em estabelecer uma meta.

2. Visualize você bem sucedido

A visualização é uma ferramenta poderosa. É usada em treinamentos de atletas e, com certeza, vai ajudar a melhorar sua motivação. Como você se vê ao alcançar seu sucesso profissional? Como você vai se sentir? Quanto mais você fizer isso, melhor será o resultado!

3. Liste o caminho até o sucesso profissional

Faça uma lista com os passos que você precisa para alcançar o seu objetivo e siga-os religiosamente. Procure identificar o que você precisa aprender, os cursos que precisa fazer, as pessoas que deve conhecer. Quando se sentir desmotivado, olhe novamente a lista e veja que a etapa que você se encontra faz parte do processo que resultará em seu sucesso profissional.

4. Conte com torcedores

Compartilhe seus objetivos com alguém que possa ajudá-lo a se manter confiante. Procure uma pessoa de confiança para ser o seu suporte nesta caminhada profissional. Assim como um grupo de apoio, do tipo Alcoólicos Anônimos, mantendo você na linha em qualquer situação que possa lhe desestimular. Quando o sentimento de fracasso chegar, essa pessoa pode lhe salvar.

5. Anote o seu progresso

Olhe diariamente os seus objetivos, verifique o seu progresso e anote o que você já está conquistando. Mesmo que no trabalho você nem sempre ganhe um feedback dos seus superiores, a sua recompensa será anotar o seu progresso em busca do seu sucesso profissional. Cada pequena conquista é muito importante para se sentir motivado.

6. Comemore as conquistas que levam ao sucesso profissional

Nada mais motivador do que comemorar os passos acertados rumo ao sucesso profissional. Encontre uma forma recompensadora para marcar cada conquista, seja ela um novo cargo, uma meta alcançada ou até mesmo um novo emprego.

7. Esteja preparado para dizer não

Se, ao longo da sua caminhada profissional, aparecerem oportunidades que nada tem a ver com o seu planejamento de carreira, diga não. Muitas vezes, precisamos manter um emprego que não ganhe o que gostaríamos ou que nos faça trabalhar mais para alcançar o sucesso profissional. Mantenha o foco sempre e se manterá motivado.

8. Sempre é tempo de recomeçar

Se, ao chegar ao seu objetivo, descobrir que ainda que precisa de mais para ter sucesso profissional, comece tudo novamente. A motivação está em planejar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Igualdade de gêneros no trabalho ainda é desafio no Brasil

Você sabia que dormir bem melhora seu desempenho no trabalho?

Seu dia no trabalho não está rendendo? Veja 7 dicas para produzir mais

Doença no trabalho: conheça as principais doenças que afetam os trabalhadores brasileiros e descubra como previni-las

Por que o stress relacionado ao trabalho é ruim para você

O trabalho agrega valor ao homem?

Saiba por que relacionamos trabalho e identidade pessoal