Superalimentos: cor laranja se destaca na alimentação saudável

Por: Redação Doutíssima

O destaque que sempre foi dado para os alimentos verdes nas dietas, principalmente a couve, vem sendo substituído pelos chamados superalimentos de cor laranja. Entenda a mudança! 

 

superalimentos
Foto: Shutterstock

 

A couve e os demais vegetais de cor verde-escuro sempre fizeram sucesso quando se fala em alimentação saudável ou dietas. Mas o que ninguém esperava é que este verde frequente das receitas começaria a perder espaço, sendo substituído pela cor laranja dos chamados superalimentos. São várias as opções e sabores, o que pode explicar o porquê desta substituição.

Se você quer saber qual é a tendência do momento para as dietas e cardápios saudáveis é só aproveitar a lista que apresentaremos abaixo com os superalimentos. Apesar de começarem a se destacar agora, não será difícil encontra-los no supermercado ou mercearia mais próxima de você.

 

Superalimentos

 

Abóbora

O que define um superalimento é a presença de nutrientes variados com uma quantidade muito pequena de calorias e carboidratos, o que facilita a inclusão dele em qualquer dieta. Um alimento que cumpre bem este papel é a abóbora, substituindo muitas vezes até mesmo a carne.

Abacate

Ele já é um alimento popular. O que não dá para entender ainda é o motivo pelo qual ele ainda não foi incorporado de forma mais efetiva nas dietas. Abacates possuem muitas gorduras saudáveis, ótimas principalmente para o coração, além de ser fácil de incluir nas receitas.

Agrião

Este é um alimento que não vem à mente quando se pensa em superalimentos, mas além de ser rico em vitaminas A, C e de cálcio, ele também é ótimo para incrementar uma receita. Você pode coloca-lo em uma salada, acrescentar em uma receita cozida já pronta ou mesmo dar um sabor especial ao seu sanduiche saudável.

Quinoa

Mais uma prova de que nem todos os superalimentos devem ser verdes é a Quinoa, que já virou moda e não deve perder seu prestígio tão cedo. Ela é um alimento muito versátil, podendo ser consumido como um cereal no café da manhã, acompanhar saladas, massas e uma infinidade de receitas. Ela se destaca principalmente por ser rica em fibras.

Cerejas

Apesar de não ser uma fruta típica do nosso país, a cereja entra na categoria de superalimentos pela infinidade de benefícios para a saúde. Além de ajudar na melhoria do sono e diminuir as dores musculares, elas desempenham também um importante papel contra a diminuição cognitiva. As cerejas se destacam também pela facilidade em seu preparo, podendo acompanhar saladas, incrementar sobremesas ou mesmo serem consumidas ao in natura.

Alimentos sazonais 

Não há dúvidas de que a natureza já nos oferece tudo o que precisamos para ter uma alimentação equilibrada. Ter um estilo de vida saudável não significa restrição somente a determinados alimentos, mas a escolha das combinações que podem te auxiliar a se manter em forma. Por isso, uma boa dica é estar atendo aos alimentos que são cultivados na sua região e em cada uma das estações, para que você possa fazer as substituições, baixando o custo de suas receitas.

 

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