Evitar a queimadura solar é preciso! Veja os principais cuidados com a pele

Por: Redação Doutíssima

A queimadura solar é uma reação que pode ser vista a olho nu e decorre da exposição da pele aos raios ultravioleta – os raios invisíveis da luz solar. Essa queimadura solar pode causar uma série de problemas, como o envelhecimento precoce ou até mesmo o câncer de pele, que é um dos mais comuns em diversas partes do mundo. Portanto é importante adotar medidas preventivas para evitar a queimadura solar.

A importância de evitar a queimadura solar

Como o Brasil é um país tropical, de uma forma ou outra, estamos constantemente expostos ao sol e, por consequência, ao risco da queimadura solar. Engana-se quem pensa que apenas o verão é que desafia cuidados com a nossa pele em razão da exposição ao sol. Realmente, os tão temidos raios ultravioleta são fortes durante todo o ano, e não apenas na estação do calor.

evitar-a-queimadura-solar
Queimadura solar pode provocar o envelhecimento precoce e até câncer de pele. Foto: Shutterstock

4 dicas para evitar a queimadura solar

Quer saber como evitar a queimadura solar? Confira abaixo algumas dicas. Ao segui-las, você já estará trilhando um ótimo caminho para prevenir o problema e suas consequências.

1. Cuide o horário de exposição ao sol

As pesquisas indicam que existe um horário mais adequado para as pessoas se exporem ao sol – isso a maioria sabe, mas nunca é demais lembrar, já que o cuidado é essencial. Seguir e respeitar esse horário é uma ótima maneira de evitar a queimadura solar.

Portanto, evite a exposição ao sol das 10h às 16h, que são os horários em que os raios ultravioleta possuem maior intensidade e podem ser mais prejudiciais.

2. Protetor solar é imprescindível

Se você acha que apenas respeitar o horário recomendado para exposição ao sol basta, está redondamente enganado. É fundamental para evitar a queimadura solar o uso de protetor solar. Quanto maior o fator, melhor, mas um dermatologista poderá indicar qual o fator recomendado para o seu tipo de pele.

O ideal é passá-lo 30 minutos antes de se expor ao sol, e reaplicá-lo a cada duas horas caso a exposição seja constante – ou depois de tomar um banho, se você estiver na praia ou na piscina. Um batom com filtro solar também é uma ótima dica para aquelas mulheres que precisam estar maquiadas ao se expor ao sol.

3. Evite exposições desnecessárias

Você vai à praia? Então, o guarda-sol é um acessório importante, já que pode te proteger do sol e evitar a queimadura solar. Claro que existem pessoas, principalmente as mulheres, que buscam bronzear-se, mas é certo que elas não ficarão expostas todo o tempo. E, nesse intervalo, o guarda-sol é o melhor esconderijo para se refugiar dos raios ultravioleta.

Você realiza atividades físicas ao ar livre? Que tal realizá-las à noite ou, quem sabe, em um horário em que o sol e o calor não esteja tão intenso? Além disso, é importante usar uma roupa fresca, folgada e com cores claras.

4. Óculos escuros, bonés e chapéus

Não é só o guarda-sol que é um acessório importante para evitar a queimadura solar. Se você for caminhar na rua, e o dia estiver ensolarado, busque utilizar um chapéu ou boné, e também um óculos de sol – mas, quanto a este último, cuide se há proteção contra os raios ultravioleta. Do contrário, o uso do acessório não será benéfico, mas prejudicial à visão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

COMPARTILHAR