Rotina para crianças é essencial para desenvolvimento infantil

Por: Redação Doutíssima

Você sabia que a rotina para crianças deve ser incentivada e planejada já nos primeiros dias de vida do bebê? Isso mesmo.

 

Basta lembrar nas recomendações do pediatra de alimentar o recém-nascido a cada três horas, de colocá-lo para dormir sozinho na cama, de que o banho deve ser dado antes do sono mais longo da noite, e de que os pais devem deixar os bebês no claro durante o dia, para que os pequenos sejam capazes de identificar quando é noite.

 

Rotina para crianças se ajusta

Tudo isso contribui para o bem-estar dos pais e dos bebês, mas também ajuda no estabelecimento de uma rotina.

 

rotina para crianças
Noções de responsabilidade devem ser incentivadas desde cedo. Foto: iStock, Getty Images

A rotina para crianças vai se ajustando conforme a idade avança. Ela muda, por exemplo, quando chega a idade de ir para a maternal. Os bebês precisam entender que vão passar algumas horas longe da mãe, mas que depois elas voltam.

 

A sensação de segurança só acontece após alguns dias de adaptação. Ou seja, de rotina. No caso do sono, para que elas não o sintam durante o dia, o ideal é que as crianças durmam, pelo menos, dez horas por noite. Por isso, oito horas da noite é o limite para os bebês estarem na cama.

 

Horários, prazos e obrigações começam a fazer parte da rotina para crianças por volta dos quatro, cinco anos. Nessa idade, os pais já devem incentivar e cobrar dos filhos responsabilidade sobre seus atos. Por exemplo, se a criança trouxe brinquedos para a sala é obrigação dela devolver tudo ao local original.

 

Os pais podem ajudar, mostrando como se faz, mas a criança deve entender que a responsabilidade é exclusivamente dela sobre os seus brinquedos.

 

A hora e locais das refeições são parte importante da rotina para crianças. Geralmente, esses são momentos de confusão, choro e muita manha. Os pais devem ter em mente que a criança não deve ter uma alimentação diferente da que é servida para os adultos, exceto os bebês.

 

Fazer as refeições em família sempre que possível e sentar à mesa para comer ajuda na construção de valores, no estabelecimento de vínculos e na educação sobre a comida.  

Rotina para crianças com participação dos pais

Os pais também devem criar uma rotina para crianças fazerem as lições da escola. O ideal é que os estudantes façam os trabalhos assim que chegarem em casa, pois a lição estará fresca na memória.

 

É importante também que o pai ou a mãe acompanhem o desenvolvimento dos exercícios, não apenas para garantir que eles sejam feitos, mas para mostrar que se importam com os filhos e que aquele pode ser mais um momento para eles dividirem juntos.

 

Os pequenos devem brincar, se divertir e serem espontâneos. E para estas situações os pais também devem estabelecer uma rotina para crianças, principalmente, durante a semana. Nos finais de semana podem ser mais flexíveis.

 

A brincadeira deve ser incentivada sempre, afinal ela contribui para o desenvolvimento motor e psicossocial dos pequenos, por isso estabelecer horário para que os pequenos brinquem na pracinha do condomínio ou na área de casa é importante. Neste momento, eles são livres para colocar a imaginação à prova.  

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

Tire suas dúvidas no Fórum: