Aprenda a fazer sorvete caseiro light

Por: Redação Doutíssima

Com a temperatura nas alturas, uma das opções para amenizar o calor é o bom e velho sorvete! E o Sorvete caseiro é uma ótima opção para esse verão. Além de econômico, ele também é mais saudável, pois não leva gordura nem nenhum ingrediente industrializado. Há várias receitas e você pode fazer sabores dos mais variados, simples como os de frutas, de chocolate para quem não abre mão do sabor, de creme, baunilha. Basta colocar a criatividade para funcionar.

 

sorvete caseiro
Ideal para quem quer manter o peso e a boa forma. Foto: iStock, Getty Images

Sorvete caseiro é ideal para dieta restritivas

 

O bom das receitas de sorvete caseiro é que, dependendo dos ingredientes usados, você consegue deixá-lo mais ou menos calórico. Pessoas que estão fazendo dieta restritiva a glúten ou lactose também podem preparar receitas sem nos ingredientes causadores das intolerâncias.

Sorvete caseiro com frutas é menos calórico

 

O sorvete caseiro de frutas é menos calórico e indicado para quem está em dieta e não abre mão de um doce gelado nos dias mais quentes. Rápido e fácil de fazer, as receitas caem bem com qualquer tipo de fruta. Para economizar, você pode preferir frutas da estação, como melancia, banana e manga.

Veja 4 receitas de sorvete caseiro light

 

Receita 1 – Sorvete caseiro de frutas

Ingredientes:

 

5 potes de iogurte desnatado light

Frutas fatiadas (morango, cereja, melancia, banana, ou qualquer de sua preferência)

Adoçante a gosto (de preferência use mel)

Se preferir, monte picolés: para isso, você irá precisar palitos de picolé e forminhas, ou copo plástico.

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata o iogurte com o adoçante ou o mel. Depois acrescente as frutas e misture levemente com o iogurte. Coloque num refratário de vidro e leve ao congelador por 12 horas. Se for fazer picolé, distribua a mistura nas formas ou copos. Deixe, pelo menos, 12 horas no gelo antes de servir.

Receita 2 – Sorvete caseiro de chocolate

Ingredientes:

 

Meio litro de leite desnatado

7 colheres de adoçante culinário

7 colheres de cacau ou chocolate em pó

1 colherinha de liga neutra

1 colherinha de emulsificante

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata por um minuto o açúcar, o leite e a liga neutra. Acrescente o cacau ou o chocolate e bata por mais um minuto. Leve ao congelador por uma hora. Passado uma hora, acrescente o emulsificante e bata novamente no liquidificador por mais 3 minutos. Leve ao congelador por mais 5 horas. Pronto!

Receita 3 – Sorvete caseiro fácil

Ingredientes:

 

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 gelatina – sabor de preferência

Moda de Preparo:

Dissolva a gelatina. No liquidificador, bata o leite condenando, o creme de leite e a gelatina dissolvida ainda quente. Despeje num refratário, tampe e leve ao freezer até congelar. Depois de congelado, retire do freezer e, na batedeira, bata até ficar cremoso. Leve novamente ao freezer por 5 horas.

Receita 4 – Sorvete caseiro de morango

Ingredientes:

2 xícaras de morango congelado

1 colher de adoçante

1 clara de ovo

Suco de 1 limão

Moda de Preparo:

No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto a clara de ovo. Acrescente a clara e bata mais uma vez. Leve ao congelador ou sirva em seguida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!