Atenção ao nível de estresse: ele pode causar danos graves à saúde

Por: Redação Doutíssima

Você sabe como está o seu nível de estresse? O estresse nada mais é do que uma resposta do organismo diante de situações de desgaste. De acordo com pesquisadores, trata-se de uma reação do organismo, com componentes físicos ou psicológicos, que ocorrem quando uma pessoa enfrenta algo capaz de causar medo, excitação, confusão, irritação ou, até mesmo, felicidade. 

 

Dados da Associação Internacional do Controle do Estresse (Isma-BR) apontam que o Brasil é o segundo País com maior nível de estresse do mundo, atrás apenas do Japão. Além disso, de cada dez trabalhadores, três sofrem com a doença, que já é considerada uma epidemia global.

 

Mas o estresse não é somente ruim. Ao contrário. É um mecanismo natural para lidar com os desafios que estão ao nosso redor. Sem ele nosso corpo e nossa mente não reagiriam com a mesma intensidade às ameaças e necessidades do dia a dia. O problema está quando o nível de estresse fica elevado, provocando sintomas que vão de psicológicos a físicos. 

 

Confira dicas para manter o nível de estresse saudável:

 

Doutissima - NÍVEL DE ESTRESSE infográfico

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!