Perder aqueles quilinhos extras nem sempre é uma tarefa fácil. Com tantas dietas e dicas do que fazer e não fazer, fica até difícil saber o que comer para emagrecer, não é mesmo? Para não ficar escrava de regimes e restrições malucas, optar pelos alimentos certos é o caminho ideal.

São opções que auxiliam na perda peso devido aos efeitos que geram no organismo, como a aceleração do metabolismo, o aumento da sensação de saciedade e o baixíssimo valor calórico. Além disso, também oferecem diversos nutrientes, proporcionando o emagrecimento de forma saudável e segura.

O que comer para emagrecer
Incluir gengibre na dieta acelera o metabolismo e ajuda na perda de peso. Foto: iStock, Getty Images

O que comer para emagrecer

O gengibre é um dos alimentos essenciais quando se trata de o que comer para emagrecer. Com inúmeros benefícios para a saúde, acrescentar apenas algumas raspas no cardápio diário ajuda a aumentar o metabolismo, o que resulta na queima de gordura mais rapidamente.

Ele também possui efeito inibidor do apetite, que evita os picos de fome fora de hora. A dica é misturar o alimento na água ou em sucos e vitaminas. Acrescentar grãos integrais às refeições também é uma boa opção, pois são carboidratos que ajudam a controlar os níveis de insulina.

Seja em iogurtes e frutas no café da manhã ou nas saladas e legumes, eles ajudam a saciar a fome e diminuir a quantidade de calorias consumida. O motivo está relacionado à fibra solúvel, que se transforma em gel no intestino e prolonga a saciedade.

Outra dica importante para entrar na lista de o que comer para emagrecer são os alimentos ricos em cálcio. Um estudo da Universidade do Tennessee, dos Estados Unidos, apontou que mulheres que ingerem de 1200 mg a 1300 mg de cálcio por dia emagrecem o dobro em comparação com aquelas que não consomem essa quantidade.

Isso ocorre porque o nutriente se liga às moléculas de gordura, expulsando-as do corpo antes de serem reabsorvidas. Combinar a vitamina D é o ideal, pois acelera a quebra das células adiposas. Por isso, leite desnatado, espinafre, brócolis, laranja e feijões devem fazer parte do cardápio diário.

Já a pimenta vermelha é um dos chamados alimentos termogênicos, capazes de acelerar e aquecer o metabolismo, tornando a queima de gorduras e calorias ainda mais rápida. Além disso, a especiaria reduz o desejo por doces e comidas gordurosas e ainda contém capsaicina, substância que dá o sabor picante e diminui o apetite.

A aveia também deve fazer parte da dieta de quem deseja emagrecer com saúde. Com propriedades anti-inflamatórias, ela regula o intestino e ajuda a controlar a glicose e o colesterol. Ainda retarda a absorção de carboidratos e evita o aumento dos níveis de insulina, o que poderia provocar o acúmulo de gordurinhas localizadas.

O que comer para emagrecer

Outros cuidados para potencializar os resultados

Além de saber o que comer para emagrecer e incluir os alimentos certos nas refeições diárias, é fundamental manter outros cuidados para conseguir alcançar os resultados desejados.

Um dos principais é ingerir pelo menos dois litros de água por dia, o que se torna ainda mais importante quando ocorre o aumento do consumo de grãos integrais e outras fontes de fibras. Comer a cada três horas, respeitando os horários das refeições principais, também é uma dica valiosa.

Acostume ainda o seu organismo a diminuir o consumo de açúcar, sobretudo o refinado, e evitar alimentos processados. Ao invés disso, prefira tudo aquilo que pode ser preparado na sua casa a partir de ingredientes naturais.

E aí, aprendeu o que comer para emagrecer? Vale sempre apostar em opções saudáveis. Também aproveite para ficar ligado em outras dicas de alimentação que o Doutíssima traz para você todos os dias.