Investir em uma dieta saudável é a melhor escolha que você pode fazer. Livre de alimentos gordurosos e pobres em nutrientes, o organismo é presenteado com vitaminas, minerais e substâncias que contribuem para a perda de peso e a melhora da imunidade.

Sim, dá para perder peso sem sofrer e enfrentar o temido efeito sanfona. O grande segredo do emagrecimento está na seleção de um cardápio que supra as necessidades de nutrientes e não prejudique o desenvolvimento de massa muscular. Você deve investir em exercícios físicos e em uma alimentação regrada para secar e definir.

Dieta saudável
Doces podem ser consumidos uma vez por semana em porções menores do que o habitual. Foto: iStock, Getty Images

Truques da dieta saudável

O primeiro passo a ser tomado é eliminar todos os mitos de sua rotina. Comer pouco não é saudável e muito menos recomendado por profissionais. Ficar por longos períodos de jejum pode reduzir as quantidades de glicose no sangue, o que causa tonturas, dor de cabeça e o tentador desejo por um docinho.

A grande maioria dos pratos de quem está em uma dieta saudável é composto por folhas verdes, legumes e verduras. Uma boa porção de proteína e uma quantidade justa de carboidrato é capaz de garantir saciedade e diminuir as beliscadas. Você deve investir em refeições coloridas e leves.

Comer de três em três horas é outro truque que contribuir para a aceleração do metabolismo. Aposte em lanches entre as principais refeições e não esqueça de ingerir um pré e pós-treino. Todos os pratos consumidos devem ser fontes de proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. Não dá para fugir deles.

Os suplementos alimentares, a exemplo do whey protein e termogênicos, podem ser adicionados na rotina de quem já pratica atividades físicas e deseja potencializar os resultados. Mas jamais inclua esses produtos em sua alimentação sem o controle de um nutricionista esportivo.

Dieta saudável

Veja 13 passos para a dieta saudável

Quer colocar a sua dieta saudável em prática, mas não sabe muito bem como começar? Confira 13 dicas essenciais:

  • Siga a dieta saudável criada pela nutricionista que acompanha seu emagrecimento
  • Prepare marmitas para todas as refeições que você planeja fazer durante o dia
  • Não abasteça a sua geladeira com refrigerantes, chocolates ou alimentos congelados
  • Beba muita água, ao menos dois litros por dia
  • Prefira lanches naturais feitos com frutas da estação
  • Adicione cereais integrais em todas as suas refeições
  • Compre uma balança para medir as porções de carboidratos e proteínas
  • Opte por sobremesas saudáveis e livres de açúcares – uma fruta cai bem
  • Coma doces de maneira moderada e pouco frequente
  • Evite balanças e fique de olho no percentual de gordura
  • Coma devagar e mastigue bastante todas as porções consumidas
  • Elimine as beliscadas de sua rotina
  • Caminhe, corra ou pratique musculação diariamente.

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