Fazer xixi na cama é normal. Toda a criança que está aprendendo sobre as suas necessidades fisiológicas pode ter dificuldade para segurar a urina. Os pais que enfrentam as mudanças infantis devem ser pacientes e tranquilos. Essa é uma situação passageira e que costuma durar até os cinco anos de idade.

O momento do desfralde é costuma ser problemático para os responsáveis e estressante para as crianças. Aprender a ir ao banheiro e evitar o vazamento do xixi na cama é um processo lento. Vale lembrar que a cobrança excessiva da família pode ser responsável pelo desenvolvimento de traumas emocionais complicados.

É importante que os pais evitem castigos, gritos, piadas e punições. Essas atitudes podem desencadear um sentimento de inferioridade e a diminuição da autoestima. É claro, os pequenos precisam entender o processo de higienização da cama, o funcionamento do banheiro e a importância de fazer xixi no local correto, mas tudo tem seu tempo.

Quando não é normal?

Se você já ensinou e a criança ainda faz xixi na cama, a causa pode ser a chamada enurese noturna. Esse é o nome dado para a incontinência urinária vista em crianças após os cinco anos de idade. O distúrbio, além de desconfortável para os pais, é capaz de dificultar a vida social do pequeno.

A enurese noturna é mais vista em crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Oposição e Desafio (TOD). Ela pode ser identificada em crises espaçadas ou constantes. Brigas, situações desconfortáveis na escola ou a ansiedade são alguns motivos pelos quais a criança também pode apresentar a incontinência.

Os pais que já identificaram a dificuldade do filho para segurar o xixi devem entrar em contato com pediatra e psicólogo. O auxílio desses dois profissionais é essencial para detectar possíveis infecções no aparelho urinário e entender o que passa na cabeça do pequeno. Não adianta brigar ou ignorar. Existem tratamentos e métodos para ajudar.

xixi na cama
Os pais devem incentivar as idas ao banheiro e evitar xingamentos. Foto: iStock, Getty Images

Evite o xixi na cama

A criança ainda tem dificuldades em evitar o xixi na cama? Confira 6 dicas que prometem deixar a sua noite mais tranquila e livre de sustos, além de auxiliar no processo da maneira certa.

  • Garanta grande parte da hidratação diária pela manhã e durante a tarde. O pequeno deve beber pequenas quantidades de água à noite
  • Leve a criança para o banheiro antes de ir dormir. Incentive a liberação da urina e explique os motivos pelos quais essa atitude é importante
  • Crie uma rotina para a criança e incentive as idas ao banheiro. Explique quais são os prejuízos à saúde de quem não urina ao sentir vontade
  • Elogie a força de vontade e inteligência do pequeno que está conseguindo dormir sem fazer xixi na cama
  • Entre em contato com psicólogo e apoie a criança que está sentindo dificuldade.

E aí, anotou as dicas para ajudar seu filho a parar com o xixi na cama? Deixe um comentário.