A opção por constituir uma família vem acompanhada de expectativas. Quando a mulher interrompe o uso de métodos contraceptivos, começa a pensar sobre como engravidar rápido e aumentar as chances de uma possível gravidez. Mas quanto tempo leva esse processo? Quem esclarece é o ginecologista e obstetra Alberto Guimarães.

O especialista explica que as chances de gravidez começam no momento em que a mulher para com os anticoncepcionais. A partir daí, ela está pronta para a gravidez. “Se fizer uso de pílulas, por exemplo, uma vez que interrompe, vai menstruar. Por isso, no mês seguinte, ela já pode ovular e engravidar”, sinaliza o médico.

Como engravidar rápido
A partir do momento em que o método contraceptivo é interrompido, há chances de gravidez. Foto: iStock, Getty Images

Dicas sobre como engravidar rápido

Para quem deseja engravidar com rapidez, a má notícia é que não existem medidas exatas que possam garantir que isso ocorra. “Quando você interrompe a pílula, pensando no método hormonal, não faz sentido usar outra medicação para acelerar esse processo”, esclarece Guimarães. Mas ele menciona um truque que pode ser eficaz: o coito programado.

Neste caso, a relação sexual deve ser programada para duas semanas depois que iniciou a menstruação. Principalmente porque esse é o período de ovulação, em que as chances de fertilização são maiores.

De forma geral, manter hábitos de vida saudáveis também pode ser uma maneira de valorizar suas chances de engravidar. Principalmente porque práticas nocivas, como o consumo excessivo de álcool e tabaco, interferem de maneira negativa na fertilidade e são perigosas para o feto.

Guimarães destaca ainda que não há diferença entre o tempo de engravidar após interromper o uso de distintos contraceptivos. “Muita gente usa pílula por muito tempo e imagina que isso é um fator para retardar o período de uma possível gestação. Na verdade, não é. Sempre que parar o método, vira candidata a engravidar”, enfatiza.

Neste período, o obstetra assinala que já é importante tomar o ácido fólico sob orientação médica. “Ele faz parte dos cuidados e prevenções para que o neném tenha menos chances de ter alguns problemas na formação, principalmente do sistema nervoso central”, avisa o especialista.

E quando a gravidez não ocorre?

Se mesmo mantendo hábitos saudáveis e praticando o coito programado a gravidez demore a acontecer, não há motivo para desespero. “Na verdade, tem que lembrar o seguinte: qualquer pessoa pode demorar até um ano para conseguir, depois da decisão de engravidar, se não tiver nenhuma doença”, comunica o médico.

Passado o período de um ano sem sucesso, aí sim é recomendado consultar um ginecologista, que poderá fazer um panorama geral, conversar e, se julgar necessário, solicitar exames. Mas isso não significa que o casal terá de fazer um tratamento. Cada caso deve ser analisado em particular.

E então, conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas sobre como engravidar rápido? Gostou deste artigo? Deixe sua opinião sobre ele nos comentários.