O primeiro encontro pode ser decisivo para a relação. É nesse momento em que você irá conhecer as principais características e detalhes da personalidade do pretendente. É por isso que não dá para bobear. Se você está muito a fim e quer surpreender, deve demonstrar interesse e deixar o parceiro com vontade de quero mais.

Quem ainda não conhece a pessoa pessoalmente, apenas por conversa nas redes sociais, sabe que os primeiros contatos são essenciais para identificar se a relação realmente tem futuro. Você deve fazer perguntas, mostrar as suas intenções e ficar de olho nos sinais.

Separe o papel e a caneta, está na hora de anotar. A seguir, confira uma seleção de dicas do que fazer – ou não – no primeiro encontro. As sugestões criam ambiente perfeito e evitam situações constrangedoras para os dois.

Primeiro encontro
Fale sobre as suas principais características e pergunte sobre a personalidade do parceiro. Foto: iStock, Getty Images

Primeiro encontro: dicas para arrasar

Claro que o primeiro encontro não vai decidir todo o futuro dos dois, mas pode ser uma oportunidade e tanto de entender o que esperar. Por isso, vale a pena investir em algumas dicas e evitar aquele clima chato.

Seja simpática

Sorria, converse naturalmente e tente encontrar um assunto que agrade ambos. Demonstrar simpatia é um dos passos indispensáveis para que o primeiro encontro se transforme em um sucesso. Se o bate-papo estiver chato e sem graça, pergunte algo para o pretendente. Opte por questionamentos simples como “quais são as suas bandas preferidas?”.

Fique tranquila

Entenda que essa é uma situação normal e não existem motivos para se sentir aflita. Respire fundo sempre que sentir aquelas sensações clássicas da ansiedade. Compre uma água e beba lentamente. Pense que o pretendente pode estar tão nervoso quanto você.

Não tente impressionar

Seja apenas você. Fale a verdade e não crie uma competição. Nada mais desagradável do que conversar com uma pessoa que deseja ser a melhor em todos os aspectos. Uma relação saudável é criada com pessoas sinceras e que detestam mentiras.  

Pergunte bastante

A conversa deve fluir entre o casal. Lembre-se de fazer algumas perguntas para que o papo não seja exclusivamente sobre você. Estimule o parceiro para que ele dê detalhes importantes sobre as suas características e preferências pessoais.

O que não fazer no primeiro encontro

Mas além de manter a calma e criar um clima agradável, é importante saber o que evitar. Beber demais é um exemplo. Alguns drinks são liberados, mas nada de exagerar. Se você ficar bêbada, não terá a oportunidade de conhecer o pretendente. Peça algumas bebidas alcoólicas e não esqueça de intercalar com copos de água.

Mexer no celular também não está com nada. Essa atitude demonstra que você está desinteressada e com pouca vontade de conversar. Se a mensagem for urgente e a resposta indispensável, peça uma pequena pausa e vá ao banheiro. Nenhuma pessoa gosta de ser trocada por aparelhos eletrônicos.

E quando o assunto é o sexo? Vocês podem ainda não ter intimidade o suficiente para conversar sobre esse assunto, mas vale sentir o momento. O papo apenas deve ir para esse lado se você estiver disposta a investir em uma transa casual ou realmente não estiver a fim de perder tempo e esperar.

E você, o que costuma fazer no primeiro encontro para dar tudo certo? Conte para a gente!