Você não precisa mais dar mais desculpas para os familiares ou amigos. Qualquer pessoa pode fazer academia e deve investir nos exercícios físicos. A movimentação do corpo é capaz de eliminar os efeitos negativos do estresse, contribuir para a melhora da qualidade de vida e conquistar o corpo malhado dos seus sonhos.

Não pense que é necessário se transformar em um viciado nos treinos para começar. O ideal é apostar em uma atividade prazerosa, tranquila e que traga sensação de bem-estar. O comprometimento irá surgir quando você notar os primeiros benefícios.

É fato: qualquer pessoa pode fazer academia

Se você nunca treinou e está pensando em investir na musculação, está na hora de procurar médico. Qualquer pessoa pode fazer academia, desde que esteja saudável e livre de lesões nas articulações. Para começar, entre em contato com um clínico geral. Ele fará uma análise simples de sua situação, além de pedir diversos exames mais específicos.

Os testes indispensáveis para a análise de sua saúde são eletrocardiograma, exame de sangue e urina. Idosos ainda podem ter a necessidade de fazer testes de esforço, ecocardiograma de estresse e cintilografia. Lembre-se de salientar tudo o que você sente e que pode significar alguma disfunção ou doença.

Os treinos de academia apenas não contraindicados para pessoas que apresentam sérios problemas de coração ou estão com alguma lesão que pode ser agravada com musculação ou exercícios aeróbicos. Converse com o especialista para identificar qual atividade irá trazer mais benefícios para a sua qualidade de vida e bem-estar.

Após a liberação do médico, basta procurar alguma academia ou centro esportivo. Faça a sua inscrição, explique sobre as suas possíveis limitações e deixe claro que você não está acostumada com exercícios físicos. O profissional de Educação Física irá criar treino especial para as suas necessidades e desejos.

Qualquer pessoa pode fazer academia
Invista em atividades fisicas controladas por professor especializado. Foto: iStock, Getty Images

Potencialize os resultados

Agora que você já sabe que qualquer pessoa pode fazer academia, está na hora de conferir quais são os hábitos que podem trazer mais benefícios para a saúde. Afinal, engana-se quem acredita que apenas os exercícios são necessários para a conquista da qualidade de vida. É preciso ter determinação, foco e uma boa dieta.

  • Entre em contato com nutricionista para a criação de uma dieta adequada para as suas necessidades. A combinação de exercícios físicos com uma boa alimentação é capaz de diminuir os riscos de doenças infecciosas, cardiorrespiratórias e virais
  • Crie uma meta para a perda de quilos e de dias malhados. Você deve ir a academia por pelo menos três dias na semana. Se não conseguir, vá quatro vezes na semana seguinte ou faça treino em casa. O segredo é não parar
  • Chame amigos ou familiares para ir a academia. A companhia deles será essencial para motivar e evitar possíveis deslizes. Também vale investir em uma competição de leve. Aposte para ver quem conquista melhores resultados para a saúde.

E aí, que tal começar agora que você sabe que qualquer pessoa pode fazer academia? É só manter o foco.