Os programas alimentares chamados low carb, que têm a ingestão de carboidratos reduzida, são conhecidos por prometerem o emagrecimento rápido. Porém, uma das mais novas gera dúvidas: será que a dieta cetogênica funciona? Além de cortar os carboidratos, ela também apresenta um teor maior de lipídios de boa qualidade, que promovem a saciedade.

A dieta recebe esse nome por induz o corpo a um estado de cetose. Ou seja, o organismo passa a queimar a gordura que utiliza como fonte de energia no lugar do açúcar. Os resultados prometidos são a perda de peso, a queima de gordura e o aumento da massa muscular.

Entenda a dieta cetogênica

A dieta cetogênica surgiu na década de 1920, nos Estados Unidos, para auxiliar no tratamento da epilepsia refratária em crianças, um quadro complicado. Com o surgimento de novas drogas anticonvulsivantes nos anos 1940, o modelo alimentar caiu em desuso. Porém, agora está de volta e é utilizado com o objetivo de perder peso e gordura.

A maioria das dietas incluem os carboidratos como principal fonte de calorias, seguidos por fontes proteicas e, por último, as gorduras, formando uma pirâmide alimentar. Na dieta cetogênica, esse processo se inverte, pois a fonte energética é proveniente de gorduras, enquanto os carboidratos são ingeridos em quantidades mínimas.

Já as proteínas devem ser consumidas em quantidades moderadas. Esse balanço causa uma alteração na forma como as células obtém energia no organismo. Isso porque a redução no fornecimento de carboidratos força o fígado a quebrar a gordura proveniente tanto da alimentação quanto a presente no tecido adiposo, tudo isso para obtenção de energia. 

Dieta cetogênica funciona
A dieta reduz o consumo de carboidratos e aumenta a ingestão de gorduras saudáveis. Foto: iStock, Getty Images

Saiba se a dieta cetogênica funciona

A dieta cetogênica funciona quando feita corretamente e com acompanhamento profissional adequado. Em geral, ela deve ser realizada com base na redução dos carboidratos e aumento de lipídios de boa qualidade.

O cardápio deve conter principalmente refeições ricas em ovos, carnes, aves, peixes, castanhas, óleos saudáveis, abacate e vegetais com pequenas porcentagens de carboidratos. Bebidas como café e chá devem ser adoçadas com adoçantes, sendo que o mais recomendado é a estévia.

Para ter um resultado positivo e confirmar que a dieta cetogênica funciona, é importante também eliminar o consumo de massas, pães, bolachas, doces em geral, alimentos industrializados, sucos, frutas com alta carga de açúcar, cereais e tubérculos ricos em carboidratos, como batata e mandioca.

A estrutura da dieta está voltada para o emagrecimento e o ganho de massa muscular de maneira rápida e eficiente. Porém, é preciso ter alguns cuidados, pois a dieta cetogênica funciona, mas exige alguns cuidados.

Como os carboidratos são importantes para a nutrição do organismo, eles não podem ser cortados para sempre do cardápio. Por isso, é indicado seguir o plano alimentar apenas por um período determinado, não mais do que algumas semanas.

Para garantir que a dieta cetogênica funcione e que seja feita de forma segura e saudável, é indispensável o acompanhamento de um profissional, adequando o plano alimentar de acordo com as características e objetivos de cada pessoa.

E aí, o que achou da dieta cetogênica? Vai experimentar? Conte para a gente!