Frutas que ajudam a emagrecer são componentes essenciais de qualquer dieta, principalmente por serem alimentos naturais e ricos em elementos que auxiliam na perda de peso. A nutricionista Kátia Melo lembra a importância dos componentes que existem nelas, fundamentais para diminuir os números na balança.

“A deficiência de antioxidantes e compostos fotoquímicos pode estar ligada à dificuldade em perder peso. Por isso, o consumo das frutas é importante”, sinaliza a especialista.  Mas quais são os principais alimentos dessa categoria que podem auxiliar no processo de emagrecimento? Como devem ser consumidos? É o que você confere a seguir.

frutas que ajudam a emagrecer
As frutas são poderosas aliadas da dieta. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de frutas que ajudam a emagrecer

De acordo com Kátia, limão, kiwi, melão, maçã e frutas vermelhas estão entre as principais aliadas do emagrecimento. “Podem ser consumidas in natura, com fibras adicionadas por meio de granola ou aveia, com acréscimo de sementes como chia e linhaça, ou até no suco verde”, indica a especialista.

Veja quais são os principais benefícios das frutas mencionadas:

Limão

Diurético e rico em vitamina C, o limão conta com uma série de benefícios. Especialmente na casca e na parte branca que reveste os gomos da fruta, há um ingrediente chamado pectina. É uma fibra solúvel que, ao chegar no estômago, adquire consistência gelatinosa, ajudando a eliminar gordura.

Além disso, promove sensação de saciedade, facilita a digestão e regula os níveis de açúcar no sangue. Também alivia o inchaço e a celulite.

Maçã

Também rica em pectina, uma maçã média fornece até cinco gramas dessa fibra, que ajuda a eliminar a gordura no organismo. Um estudo feito com voluntários no Japão, na Universidade Nippon Sport Science, demonstrou que o consumo diário da fruta, por três semanas consecutivas, reduziu em 20% a taxa de gordura corporal dos participantes.

A fruta também contém bastante potássio, que ajuda a diminuir a retenção de líquidos. Dessa forma, faz você desinchar e ter menos celulite.

Kiwi

Outra fruta repleta de fibras solúveis, o kiwi facilita a digestão e promove a sensação de saciedade, fazendo você sentir menos fome. Além disso, por conter vitaminas do complexo A e E, fortalece o sistema imunológico e age como anti-inflamatório natural.

Melão

A grande quantidade de água presente em sua composição representa o principal benefício do melão. A fruta hidrata o corpo, ajuda a desintoxicar o organismo e apresenta efeito diurético. Além de ajudar a desinchar, tem muito poucas calorias.

Cuidados no consumo de frutas

Para usufruir plenamente dos benefícios das frutas que ajudam a emagrecer, é necessário ter alguns cuidados. Só porque são alimentos saudáveis, isso não significa que o consumo pode ocorrer sem regras.

“As frutas, quanto mais doces, mais açúcar natural – ou frutose – concentram. Por isso, quando se está em processo de emagrecimento, o ideal é dar preferência às frutas mais azedas e controlar a quantidade ingerida. Recomendo, no máximo, três porções ao dia e sempre evitar o consumo de suco de frutas”, diz a nutricionista.

Conforme ela ressalta, a frutose é metabolizada exclusivamente no fígado. “Atualmente, o número de pessoas com alteração das funções do fígado é assustador. Isso pode ter relação com a alta ingestão de frutas”, conclui. Por isso, é válido lembrar que na alimentação saudável a base de tudo é o equilíbrio: nem de mais, nem de menos.

E você, costuma consumir frutas para emagrecer? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!