Para quem não abre mão de se exercitar mesmo no período de férias, nada mais agradável do que fazer sua rotina de atividades físicas em uma academia ao ar livre. E se você está curtindo os dias de folga na praia, pode aproveitar a bela paisagem para manter a forma na areia.

Saiba como fazer da praia a sua academia ao ar livre. (Foto: Istock)
Saiba como fazer da praia a sua academia ao ar livre. (Foto: Istock)

Academia ao ar livre: Exercite-se na areia

Confira alguns exercícios que você pode praticar na praia:

Abdominal
Fazer abdominais é outra atividade que pode ser feita em qualquer lugar. Você pode ainda intensificar o treino fazendo a elevação de pernas, execuções laterais e posições isométricas.

Caminhada
Caminhar ou correr na areia fofa provoca menos impacto nas articulações. Além disso, uma caminhada de 30 minutos pode queimar cerca de 100 calorias. Se você preferir corrida, pode eliminar até 200 calorias.

Vôlei
Por que não tornar o treino mais divertido? Chame seus amigos e organizem uma partida de vôlei de praia. Vocês poderão eliminar até 250 calorias sem perceber.

Andar de bicicleta
Para quem gosta de andar de bicicleta essa é uma atividade que se torna ainda mais prazerosa com as paisagens que a praia oferece.

Confira dicas para ter um treino eficiente e seguro nas areias da praia:

Saiba como malhar com segurança na praia. (Foto: Istock)
Saiba como malhar com segurança na praia. (Foto: Istock)
  • Se você já tem o costume de praticar atividades físicas normalmente, procure continuar seguindo as orientações do seu instrutor, mesmo na praia. E para quem não tem essa prática, nunca inicie antes de uma avaliação profissional!
  • Nunca se esqueça de fazer um alongamento, antes de qualquer atividade física. Primeiro, faça um aquecimento, correndo por cerca de cinco minutos e, depois, faça os exercícios de alongamento que você já tem costume de realizar. Essa prática reduz consideravelmente os riscos de lesões.
  • Uma dica que pode fazer toda diferença na hora do treino é exercitar-se na parte mais fofa da areia. Isso porque ela exigirá um maior esforço e, com isso, será mais fácil perder peso.
  • Opte por roupas leves, que permitem a transpiração e ajudem a evaporar o suor. Além disso, nunca se esqueça de passar protetor solar em todo o corpo e no rosto, além de acessórios como óculos escuros e bonés.
  • Como se sabe, o melhor horário para se expor ao sol é antes das 10 horas e após as 16 horas. Por isso, procure exercitar-se apenas nesses horários para evitar problemas como insolação.
  • Mantenha-se hidratado! Beba água a todo instante e, se gostar, delicie-se também com uma boa água de coco antes e depois do treino.
  • Para quem gosta de caminhar descalço na areia, fica a dica: prefira um lugar com ela é mais dura, propiciando um terreno mais plano.
  • Você pode ainda caminhar dentro d’água. Existem três níveis de dificuldade para escolher: com a água na altura dos tornozelos, na altura dos joelhos e na altura da cintura. Apenas fique atento às correntezas e a possíveis buracos.
  • Para quem for correr, não abra mão de um tênis adequado para o tipo de atividade e que seja confortável.

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