São diversos os benefícios da ioga para a saúde do corpo e da mente. E uma nova modalidade inspirada nas posturas dessa prática, unida aos movimentos da ginástica, promete ganhar espaço nas academias. Você já ouviu falar da Superioga?

Paulo Junqueira é o criador da modalidade Superioga, que mescla ioga com ginástica. (Foto: Instagram)

O que é a Superioga?

Criada pelo professor de educação física Paulo Junqueira, a Superioga é uma alternativa para quem não se adapta à musculação e procura uma atividade que trabalhe todas as regiões do corpo.

Para quem acha que ioga é uma aula parada e que exige pouco da musculatura pode se surpreender. Apesar de algumas linhas realmente serem assim, diversas outras exigem um grande esforço físico e são bem intensas. E é nessa linha que se inspira a Superioga. Dependendo do nível em que o praticante se encontra, uma hora de aula pode chegar a queimar até 800 calorias.

A Superioga busca unir os exercícios de respiração, consciência e postura (asana) da ioga com a movimentação da ginástica. Em entrevista ao R7, o criador da modalidade explicou que o tempo todo se move durante a aula. “A respiração pelo nariz faz com que sua mente fique presente no que está fazendo e, com isso, você experimenta uma grande tranquilidade mental e um relaxamento profundo enquanto exercita seu corpo de forma muito intensa. Isso traz benefícios cardiovasculares, musculares e endócrinos”, disse.

A aula conta com movimentos que estimulam os membros inferiores, superiores, abdômen, flexibilidade, além de ter sequências mais aeróbicas. Diante disso, como pode-se imaginar, são diversos os benefícios de sua prática regular. Confira outros:

• Alta perda calórica
• Ganho de massa muscular
• Ganho de tônus muscular
• Regulagem de hormônios
• Diminuição da ansiedade
• Melhoria da autoestima

A Superioga não possui muitas restrições. No entanto, não é indicada a prática para menores de 12 anos, uma vez que alguns exercícios são de alta intensidade e exigem concentração constante, consciência corporal e coordenação motora. Gestantes também não devem praticar, assim como pessoas com qualquer tipo de restrição médica. Como sempre falamos aqui, antes de iniciar qualquer atividade física é de extrema importância que se realize todos os exames necessários para identificar se você está apto a praticá-lo.

O método possui cinco estilos de aulas. Veja quais são:

Superioga Flow

Baseada na escola de Vinyasa Ioga, essa modalidade coreografada aumenta a força, flexibilidade e equilíbrio.

Nível exigido: Intermediário e Avançado

Superioga Free Style

Baseada no Hatha Ioga, trabalha o corpo todo.

Nível exigido: Iniciante, Intermediário e Avançado

Superioga Dumbbells

São dois formatos de aula: estilo Free Style, baseada no Hatha Ioga e usa asanas (posições) estáticos que se tornam dinâmicos com uso de halteres. E o estilo Flow, que é fluida e coreografada e também utiliza halteres. Trabalha a resistência muscular localizada e o sistema cardiovascular.

Nível exigido: Intermediário e Avançado

Superioga Circuit

Em formato de circuito, trabalha diferentes posições, que podem utilizar outros materiais ou não. Trabalha o condicionamento físico de uma forma geral.

Nível exigido: Iniciante, Intermediário e Avançado.

Superioga Interval

Mescla movimentos do estilo Flow Ioga com os do estilo Free Style. De forma separada, são executados alguns minutos de Flow e alguns no Free Style. Estimula o sistema cardiovascular e o muscular.

Nível exigido: Intermediário e Avançado.

Gostou da aula de Superioga? Mais uma opção para quem busca fugir dos métodos tradicionais para manter a forma e cuidar da saúde. Para outras dicas fitness, não deixe de acompanhar o nosso site!